segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Seguimentos de DECOLAGEM


Trajetória de decolagem estende-se do ponto 35ft até o ponto de 1500ft.

Decolagem: Usar somente 85% da pista atingindo 35 ft e faltando 15% para terminar a pista.
Pouso: Cruzar a cabeceira a 50 ft e parar em 60% da pista seca somente com freio. Se estiver molhada, adicionar mais 15% da pista

Limitações de Decolagem

All engines good: Decola-se com 35ft e sobra 15% de pista.

Engine FAIL: Decola-se com 35ft na cabeceira oposta.

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Coffins-Coner: Vibração (Buffeting) de pré-Stall de alta e baixa ao mesmo tempo.

Solução: Manter o FL consumir o FUEL

Algumas dicas de Velocidades

Velocidade máxima diminui com o aumento de:

- Altitude;
- Peso;
- Área da asa;

Velocidade de stall aumenta com:

- Altitude;
- Peso;
- Área da asa;

Motes à Reação

Segue as partes que compõem um motor à reação:

- Entrada de ar -- Indução;
- Compressores (N1 e N2);
- Câmara de combustão;
- Turbina;
- Escapamentos (turbina - EGT)























BOMBA de combustível

- Baixa pressão = Bomba elétrica
- Alta pressão = Bomba mecânica -- Engrenagens --


Tipos de Inspeções

- Manutenção corretiva;

- Manutenção preventiva;

- Inspeção pré-voo;

- Inspeção periódica;

- Inspeção qualitativa;

Mudanças de Níveis de Voo -- Gradiente de Subida/descida

--- Todas as aeronaves devem executar uma razão de SUBIDA/DESCIDA entre 500ft/min e 1000ft/min.

Gradiente de subida/descida

GS = Ground Speed 3.3%
VI = Velocidade indicada = 150kt

Teremos então: 150 x 3.3 = 495 (500/min)

Arco DME

-- 80° - Entrada no arco.

-- 100° - Saída do arco.

1% da TAS para 3° Seguimento ou Lead Point

Abastecimento

RBHA
91 - PRIVADO

121 - LINHA AEREA 
135 - CHARTER - TAXI

ACFT de aviação geral:
Dia: A + B + 45 minutos
Noite: A + B + 45 minutos

ACFT de transporte Público:
Dia: A + B + 30 minutos
Noite: A + B + 45 minutos

ACFT transporte público não regular:
A + B + C + 45 minutos

ACFT Turbo-Hélice / Estrangeiras:
A + B + 15% de A/B + C + 30minutos

ACFT a reação:
A + B + 10% de A/B + C + 30minutos (***para Espera a 1500feet)

Categorias de aeronaves - CRUZAMENTO DE CABECEIRA

CLASSE - A - < 90KT

CLASSE  - B - 91KT < C < 120 KT

CLASSE  - C - 121 KT < C <140 KT

CLASSE - D - 141KT < C < 160 KT

CLASSE - E - > 161 KT

MAPT

APROXIMAÇÃO PERDIDA

MDA = Visual (não preciso)

DA = IFR/ILS (Precisão)

CAT ILS

-------------VIS. --------TETO

CAT I -     800---------200


CAT II -    400---------100


CAT III A -200------ZERO


CAT III B - 50 ------ZERO


CAT III C - ZERO---ZERO

Separação Lateral / Vertical

VOR: 15° - 15 NM

NDB: 30° - 15 NM

FIXO: 45° - 15 NM

Separação Vertical 

< FL290 = 1000'
FL290 < x <FL450 = 2000'

RVSM: 1000'

> FL450 = 4000'