segunda-feira, 17 de setembro de 2012
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Seguimentos de DECOLAGEM
Trajetória de decolagem estende-se do ponto 35ft até o ponto de 1500ft.
Decolagem: Usar somente 85% da pista atingindo 35 ft e faltando 15% para terminar a pista.
Pouso: Cruzar a cabeceira a 50 ft e parar em 60% da pista seca somente com freio. Se estiver molhada, adicionar mais 15% da pista
Limitações de Decolagem
All engines good: Decola-se com 35ft e sobra 15% de pista.
Engine FAIL: Decola-se com 35ft na cabeceira oposta.
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Coffins-Coner: Vibração (Buffeting) de pré-Stall de alta e baixa ao mesmo tempo.
Solução: Manter o FL consumir o FUEL
Algumas dicas de Velocidades
Velocidade máxima diminui com o aumento de:
- Altitude;
- Peso;
- Área da asa;
Velocidade de stall aumenta com:
- Altitude;
- Peso;
- Área da asa;
- Altitude;
- Peso;
- Área da asa;
Velocidade de stall aumenta com:
- Altitude;
- Peso;
- Área da asa;
Tipos de Inspeções
- Manutenção corretiva;
- Manutenção preventiva;
- Inspeção pré-voo;
- Inspeção periódica;
- Inspeção qualitativa;
- Manutenção preventiva;
- Inspeção pré-voo;
- Inspeção periódica;
- Inspeção qualitativa;
Mudanças de Níveis de Voo -- Gradiente de Subida/descida
--- Todas as aeronaves devem executar uma razão de SUBIDA/DESCIDA entre 500ft/min e 1000ft/min.
Gradiente de subida/descida
GS = Ground Speed 3.3%
VI = Velocidade indicada = 150kt
Teremos então: 150 x 3.3 = 495 (500/min)
Gradiente de subida/descida
GS = Ground Speed 3.3%
VI = Velocidade indicada = 150kt
Teremos então: 150 x 3.3 = 495 (500/min)
Arco DME
-- 80° - Entrada no arco.
-- 100° - Saída do arco.
1% da TAS para 3° Seguimento ou Lead Point
-- 100° - Saída do arco.
1% da TAS para 3° Seguimento ou Lead Point
Abastecimento
RBHA
91 - PRIVADO
121 - LINHA AEREA
135 - CHARTER - TAXI
ACFT de aviação geral:
Dia: A + B + 45 minutos
Noite: A + B + 45 minutos
ACFT de transporte Público:
Dia: A + B + 30 minutos
Noite: A + B + 45 minutos
ACFT transporte público não regular:
A + B + C + 45 minutos
ACFT Turbo-Hélice / Estrangeiras:
A + B + 15% de A/B + C + 30minutos
ACFT a reação:
A + B + 10% de A/B + C + 30minutos (***para Espera a 1500feet)
91 - PRIVADO
121 - LINHA AEREA
135 - CHARTER - TAXI
ACFT de aviação geral:
Dia: A + B + 45 minutos
Noite: A + B + 45 minutos
ACFT de transporte Público:
Dia: A + B + 30 minutos
Noite: A + B + 45 minutos
ACFT transporte público não regular:
A + B + C + 45 minutos
ACFT Turbo-Hélice / Estrangeiras:
A + B + 15% de A/B + C + 30minutos
ACFT a reação:
A + B + 10% de A/B + C + 30minutos (***para Espera a 1500feet)
Categorias de aeronaves - CRUZAMENTO DE CABECEIRA
CLASSE - A - < 90KT
CLASSE - B - 91KT < C < 120 KT
CLASSE - C - 121 KT < C <140 KT
CLASSE - D - 141KT < C < 160 KT
CLASSE - E - > 161 KT
CLASSE - B - 91KT < C < 120 KT
CLASSE - C - 121 KT < C <140 KT
CLASSE - D - 141KT < C < 160 KT
CLASSE - E - > 161 KT
CAT ILS
-------------VIS. --------TETO
CAT I - 800---------200
CAT II - 400---------100
CAT III A -200------ZERO
CAT III B - 50 ------ZERO
CAT III C - ZERO---ZERO
CAT I - 800---------200
CAT II - 400---------100
CAT III A -200------ZERO
CAT III B - 50 ------ZERO
CAT III C - ZERO---ZERO
Separação Lateral / Vertical
VOR: 15° - 15 NM
NDB: 30° - 15 NM
FIXO: 45° - 15 NM
Separação Vertical
< FL290 = 1000'
FL290 < x <FL450 = 2000'
RVSM: 1000'
> FL450 = 4000'
NDB: 30° - 15 NM
FIXO: 45° - 15 NM
Separação Vertical
< FL290 = 1000'
FL290 < x <FL450 = 2000'
RVSM: 1000'
> FL450 = 4000'