Sistema de pouso por instrumento (ILS)
ILS completo é
preciso sistema de instrumento para pouso equipado com radio transmissor em
terra, com antenas com propriedades direcionais e de receptores próprios para o
sistema abordo das aeronaves.
O ILS fornece as seguintes
informações:
A) Trajetória > Localizador (direcional) – Glid Slop ( Superfície de
planeio)
B) Distancia e altitude >
Balizador e marcadores Externo – Médio – Interno
Outer Marker/
Middle
Marker / Inner Marker (cor branca)
C) Áudio > Sinal do Balizador
e prefixo do marcador
D) Luzes na aproximação em série
de lampejos rápidos e sincronizados.
Classificações de categorias
para pouso
Categorias
|
Visibilidades
|
Teto
|
CAT – I
|
800
METROS/2400PÉS
|
60
METROS/200 PÉS
|
CAT – II
|
400
METROS/1300PÉS
|
30
METROS/100 PÉS
|
CAT – III
A
|
200 METROS/650
PÉS
|
0
|
CAT – III
B
|
50
METROS/160 PÉS
|
0
|
CAT – III
C
|
ZERO
|
0
|
A operação do
ILS normal é chamada de curso dianteiro (FROM COURSE), esta operação é feita no
alinhamento dos balizadores (OM/MM) ao longo do eixo de aproximação, mantendo
as indicações normais de direção de planeio.
Operação
no sentido contrario aos balizadores é conhecida como curso traseiro (BACK
COURSE) mas não utilizado no Brasil. Resumindo o pouso por BACK COURSE utiliza
o ILS da pista oposta para o pouso na pista sem que tenha o ILS.
Equipamentos de terra
1 - Transmissor Localizer:
Provido de antena direcional com o objetivo
de fornecer um curso magnético (RUMO) para obter o alinhamento com o eixo da
pista (from course). Opera na faixa VHF 108,1 a 111,9 mHz e somente em decimais
impares, fica localizado no lado oposto da pista de pouso no seu alinhamento a
1000’ pés da pista determinada para o pouso.
Deflexão a agulha para o ILS representar
2,5 DOT para o lado direito e 2,5 DOT para o lado esquerdo.
Antena do localizer
emite duas faixas de sinal um de 90Hz setor amarelo e a outra de 150Hz setor
Azul, entre as duas faixas criam uma área de igual sinal que se transforma em
alinhamento direcional de alta precisão ao longo eixo da pista.
Ø
out Glide = Pouso Pode
Ø
out Localizer = Pouso Proibido
2 - Transmissor Glid SLOPE:
É um transmissor (VHF) provido de antena
direcional emite seu sinal dando a direção da faixa de VHF 329,1 a 334,8
MHZ, cuja sintonia é feita automaticamente ao sintonizar o transmissor do
localizer.
Orienta a descida na forma de uma rampa em
direção a pista e esta localizado aproximadamente entre 750 a 1250 pés da
cabeceira da pista e entre 250 e 650 pés da linha central da pista.
A linha central entre as duas faixas tem a largura
de 1,4° com oscilação de 0,7° para ambas as partes da indicação
vertical, sua inclinação é aproximadamente em 3°, mas variável de
2° a 4°.
3 – Markers
O Bloqueio dos
markers (Balizadores) do ILS é identificado no painel do piloto através de sinais
sonoros e luminosos no painel.
Seus
transmissores operam na frequência VHF de 75Mhz, com potencia de WATTS e
Emissão direta no sentido vertical, com a finalidade de dar indicação precisas
de distancia, altitude e direção, quando a aeronave estiver no bloqueio de localidade.
A)
Transmissor do “Outer Marker” (OM): este transmissor
é o primeiro balizador do sistema do ILS e fica localizado ao longo da
faixa do localizador (Direção da pista), com faixa do Localizer na direção da
pista, com finalidade de dar ao piloto a DISTANCIA que varia entre 4 a 7 NM
(normalmente 05M) e a altitude é variável dependendo da sua localização.
O sinal é modulado de 400 a 475Mz audível em código morse e visível no painel
da aeronave, a luz azul lampejos piscando.
B) Transmissor
do “Middle Marker” (MM):
Este transmissor é segundo balizador do sistema ILS e fica localizado a 0,6NM origem da cabeceira da pista
dependendo da sua localização e a altitude aproximada em 200 pés acima do nível
da pista dependendo da categoria do ILS. Sinal é modulado em 1300HZ, audível em
código morse e visível no painel da aeronave, ascendendo uma luz Laranja.
C) Transmissor
do “Inner Marker” (IM): Este transmissor
é terceiro balizador do sistema ILS e esta localizado bem próximo da
cabeceira. O sinal é modulado em 3,000HZ mas nem todos os sistemas ILS possuem
(IM) áudio código morse e visível no painel luz Branca. No sistema ILS, junto a
cada balizador OM ou MM é instalado um transmissor de NDB com frequência e
prefixo próprio.