RMI ( Radio Magnetic Indicator, Indicador radio magnético): indica automaticamente a proa atual da aeronave. O ponteiro indicará o QDM ou QDR. Recebe sinais tanto de NDB quanto de um VOR.
OBS:
- QDM= Ângulo formado entre a PROA e o norte magnético e a linha da estação. QDM representa a proa que a aeronave deve voar para a estação. Um ex. aeronave esta mantendo a proa 030° com a MR (marcação relativa) = 060° e o QDM = 090° se o piloto quiser aproar o NDB devera curvar para 060° a direita e estabilizar a aeronave na proa 090° tendo o QDM 090°.
QDM = PROA + Marcação relativa.
- QDR= é a linha a partir do NDB, sobre a qual esta o avião, medido a partir do norte magnético. QDM é linha magnética que nos leva ao NDB/ - QDR é a linha magnética a partir do NDB ou que afasta do NDB.
ADF (Automatic Direction Finder): navegação mais antiga e simples ainda em uso na aviação. Radio receptor instalado no painel dos aviões, que captam ondas de baixa freqüência não direcionais, entre a faixa 200 a 415 Khz emitidas por um radio farol NDB (No Directional Beacon) ou ondas de faixas de 560 a 1600 Khz emitidas por uma emissora AM (Broadcasting). Sendo um instrumento de navegação de não Precisão.
VOR ( Very high-frequency Omnidirectional Ranger): transmissor de freqüência muito alta opera no VHF entre 108.0 ao 117.95 MHz transmitindo sinais direcionais em todas as direções sendo mais preciso do que um NDB. Pelo motivo de transmitir sinais VHF o alcance do VOR é Prejudicado quando ondas de radio não conseguir acompanhar as elevações das superfícies, quanto mais alto voar a aeronave maior o alcance do VOR. O VOR transmite também 360 radiais que o piloto utiliza para se aproximar ou afastar de um VOR. EX: um avião aproxima de um VOR pela radial 180, a seta do indicador TO/FROM esta para frente o CDI que é o Course Deviation Indicator botão seletor do curso esta centralizado e o curso selecionado no índice de tipo é 360 (N). outro exemplo de afastamento é uma aeronave afasta do VOR pela radial 150, a seta do VOR esta indicando TO/FROM esta pata trás, o CDI centralizado e o curso selecionado no índice de topo 150.
Altitude acima de
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Alcanse de recepção
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1.000 ft
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40 nm (74 km)
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5.000 ft
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85 nm (157 km)
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10.000 ft
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120 nm (222 km)
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20.000 ft
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175 nm (324 km)
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DME (Distance Measuring Equipament): equipamento eletrônico, trans-receptor que nos informa a distancia da aeronave em milhas náuticas NM a antena do DME. Sua função é o medir a distancia da aeronave com a estação que será bloqueada.
Olá meu caro
ResponderExcluirSensacional o Blog, Muito boa a Postagem, me ajudou bastante....
Mas no VOR é 108.00 a 117.95 *MHz* e não KHz....
Obrigado Pela postagem...
Bons voos !
Boa brother, desde já Obrigado pela corretiva att Pictures Aviation. Em breve aos poucos vamos melhorando cada vez mais ... Bons voos para você também...
ExcluirComo voar por vor adf
ResponderExcluirComo voar por vor adf
ResponderExcluirnav1 nav2 com1 com2 adf
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