Quanto à localização da asa na fuselagem, os aviões podem ser:
- asa baixa
- asa média
- asa alta
- asa parassol
As asas pode ser do tipo cantilever e semi-cantilever.
Quanto os tipos de asas os aviões podem ser MONOPLANOS ou BIPLANOS. Antigamente haviam também Triplanos, Quadriplanos, e tc.
Monoplano, Biplano, Triplanos
As asas podem ser regulamentar, trapezoidal, elíptica, Delta.
Fuselagem: Toda a estrutura da aeronave, onde estão as asas e empenagem. Ela comporta tripulantes, passageiros e cargas; contém ainda os sistemas do avião, trem de pouso, motor, etc. Os três principais tipos de fuselagem são:
· Tubular: Formada por tubos de aço soldados, contendo cabos de aços esticados em vários pontos para suportar esforços de tração, extremamente recoberto com tela tendo um revestimento não resistindo a esforços.
· Monocoque: Formato aerodinâmico. Os esforços são suportados por esses revestimentos são feito de chapas metálicas e ligas de alumínios. Plástico reforçado ou contra placado de madeira.
· Semi-monocoque: utilizados nos aviões atuais. Formado por cavernas, revestimento e longarinas, todos resistem os esforços aplicados sobre o avião, Materiais utilizados mesmo que o SEMI-MONOCOQUE.
Empenagem – é destinada a um conjunto de superfícies a estabilizar o vôo do avião, compreende duas partes:
- Superfície Horizontal: essa superfície pode tanto levantar como abaixar a calda, formada por um estabilizador HORIZONTAL fixo ou um PROFUNDOR móvel. Pode ser inteiriço e todo móvel.
- Estabilizador Horizontal e Profundor
FONTE: JORGE M. HOMA - CONHECIMENTOS TÉCNICO.
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