Considerando que a maioria dos vôos comercial é processada em IFR, pode-se considerar que um vôo apresenta as seguintes etapas:
( 1 ) Planejamento do Vôo
Trata-se da preparação de um Plano de Vôo que é submetido previamente à aprovação de um órgão de tráfego aéreo.
( 2 ) Acionamento dos Motores e Push-back
Após a aprovação do plano de vôo, antes de se iniciar a movimentação da aeronave, deve-se solicitar à TWR autorização para acionamento dos motores e para o início do push-back, caso necessário.
( 3 ) Início de Táxi
Após o push-back uma nova solicitação de deslocamento no solo (táxi) deve ser efetuada à TWR. O controle de táxi é efetuado até uma posição próxima a cabeceira de decolagem (ponto de espera).
( 4 ) Decolagem
A TWR fornece a autorização para a decolagem. Essa fase termina imediatamente após a decolagem. A partir da decolagem a aeronave passa a ser controlada pelo APP.
( 5 ) Saída da Terminal
Após a subida inicial, a saída da Terminal é desenvolvida por um procedimento de subida (SID) especificado pelo APP. Faz-se o trajeto da pista, em regime ascendente, até a “porta” da aerovia.
( 6 ) Vôo em Cruzeiro
Deixando a Área Terminal, a aeronave passa a ser monitorada pelo ACC. Neste trecho se atinge a altitude e a velocidade de cruzeiro até as proximidades da Área Terminal onde se localiza o aeródromo de destino.
( 7 ) Início de Descida
Compreende a fase em que a aeronave, ainda em rota, inicia o seu procedimento de aproximação, definido por procedimento (STAR) a ser cumprido da aerovia até as proximidades do aeródromo de chegada, seguindo um sequenciamento estabelecido pelo órgão de controle.
( 8 ) Entrada na Terminal
A partir deste momento a aeronave passa para o controle do APP. Quando a área terminal tem movimento intenso a aeronave seqüenciada pode ser vetorada, a fim garantir espaçamentos otimizados entre as aeronaves.
( 8 ) Aproximação Final
Chegada a vez da aeronave, o APP autoriza o procedimento em que a aeronave passa por um ponto estabelecido como de alinhamento com a pista e a partir do qual poderá, com auxílio de equipamentos, buscar manter a trajetória de planeio até o toque na pista. A TWR passa a acompanhar o procedimento que não pode ser alterado, exceto nos casos de arremetida durante o pouso.
( 9 ) Pouso e Táxi
Já com o controle da TWR, a aeronave tem a informação do trajeto a ser seguido até a sua posição de parada no pátio.
Parabéns pelo seu trabalho. Por estudar e tirar um tempo para ajudar os outros!
ResponderExcluirGrande Rafael, desculpe a demora na resposta, muito obrigado, com a correria do dia a dia fiquei por um tempo ausente, mas aos poucos postando agora novas ajudas, espero de certa forma poder ajudar todos os colegas sonhadores e lutadores por um mesmo objetivo de vida que é o mesmo que o meu. Grande Abraço e ótimos voos meu amigo.
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Anibal
Pictures Aviation