O altimetro tem o seu funcionamento através da pressão estática.
O velocimentro precisa da pressão estática e da pessão total.
Neste caso o Avião precisa de:
- Uma tomanda de pressão estatica e uma tomanda de pressão total Dinamica mais estatica) que chama de TUBO DE PITOT. Este cojunto no avião chama - SISTEMA DE PITOT ESTATIC.
O TUBO DE PITOT é a tomada de pressão estática.
OBS: O tubo de pitot nada mais é que um tubo conforme mostra a foto abaixo que mede exatamente a VELOCIDADE INDICADA da aeronave (IAS - Indicated Air Speed / Indicação da velocidade do ar.) temos um PITOT no avião que fica na posição HORIZONTAL que é para medir a VELOCIDADE. Também temos o PITOT instalado na fuselagem da aeronave na posição VERTICAL que mede a Altitude da Aeronave.
Este sistema é como uma tomada que o ar entra pelo buraco para que os intrumentes funcione corretamente, eles tem um revestimento na ponta deles de borracha. Os pilotos devem sempre estar atentos com formação de GELO após a decolagem pois nao pode deixar que o gelo congele a ponta deles, pois se isto acontece o piloto perde a indicação de VELOCIDADE e ALTITUDE da aeronave, devido a via de ar estar intupida com o gelo na ponta. Agora você mesmo se Pergunta como evitar isto???? - Simples temos na cabine do avião um sistema que utilizamos nestas situações quando ter formação de gelo durante a subida e até mesmo na aproxaimação para pouso.
Temos o ANTI-ICE (SISTEMA ANTI-GELO)
Um sistema que temos na aeronave que evita a formação de GELO. Este sistema é aquecido por uma resistência elétrica, pelos gases quentes do motor a reação substâncias químicas (fluido anti-gelo, álcool, glicol) impidindo a aderência do gelo nas superficies da aeronave. O piloto deve ter uma atenção especial ao carburador para evitar a formação de GELO.
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