Mecanismo que moviementa superficies de comando do avião, PROFUNDOR, AILERONS, LEME E COMPENSADORES. Acionado pelo piloto em comando pelo manche e os pedais, conhecidos como comando de vôo.
Picar e Cabrar
- Picar = Abaixar o nariz do avião
- Cabrar = Erguer o nariz do avião
Picar e Cabrar é denominado o movimento de ARFAGEM ou TANGAGEM.
O manche também pode ser Girado para a Direita e para a Esquerda.
Quando girado o manche para direita: Asa direita ABAIXA o aileron Levanta, a asa esquerda levanta e o aileron abaixa.
Quando girado o manche para a esquerda: a asa esquerda Abaixa o aileron levanta e na asa direita ocorre o inverso asa levanta e o aileron abaixa.
Ocorrendo o conhecido Rolamento, Inclinação lateral ou Bancagem (To Bank)
Pedais
Servem para efetuar o movimento de Guinada da aeronave, desviar o nariz para direita ou esquerda.
- Pressiona o pedal esquerdo = Leme para esquerda e após a guinada manche para esquerda.
- Pressiona o pedal para Direita = Leme para direita e após guinada manche para direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário