Motor a dois tempos tem apenas 2 tempos, tendo peças pacas moveis e o próprio pistão funciona como válvula, abrindo e fechando janelas ou luzes.
Ø 1º Tempo = O motor em funcionamento, o pistão sobe, comprimindo a mistura no cilindro e produzindo uma rarefação no Carter. Quando próximo do PMA, se tem a IGNIÇÃO e a COMBUSTÃO da mistura. Ao mesmo tempo se da a ADMISSÃO da mistura nova no Carter.
Ø 2º Tempo = Os gases da combustão se expande fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no Carter. Próximo do PMB o pistão abre a janela de escapamento, permitindo a sida dos gases queimados
Vantagens e Desvantagens: Motor a dois tempos é mais simples, mais leve e mais potente que o motor a quatro tempos.
Produz um tempo motor em casa volta do eixo de manivelas, seu curto é menor, usa para Ultraleves e Autogiros não é usado em avião em geral.
- Pouco econômico
- Gases queimados permanecem no cilindro contaminando as misturas admitidas.
- Aquecem mais, as combustões ocorre com mais freqüência
- Lubrificação imperfeita
- Motor menos flexível do que o quatro tempos, eficiência diminui.
(fonte: Aeronaves e motores)
Nenhum comentário:
Postar um comentário