terça-feira, 27 de março de 2012

DICAS de TEORIA de VÔO em comandos de Vôo e EIXOS

Muita gente na hora do nervoso e na hora da prova bate uma certa dúvida em questão de profundor para CIMA ou  profundor para BAIXO quando você executa o determinado comando de PICAR e CABRAR então vamos la´:


--> Puxa = Carbar = nariz do avião fica com o PITH = UP (para cima)// Profundor para CIMA

--> Empurra = Pica = nariz do avião fica com o PITH = DOWN (para baixo) // Profundor para BAIXO


Agora uma breve dica de Eixos:

--> Eixo Longitudinal = ROLAGEM: É como você espetar um palito do NARIZ do avião a CAUDA da aeronave, seria o movimento dos ailerons, fazendo o avião rolar para DIREITA ou ESQUERDA. 

--> Eixo Transversal = ARFAGEM ou TANGAGEM: Se você espetar com o palito em um avião de uma ponta a outra das asas, certamente o avião fara o movimento de picar e cabrar, movimento do Profundor.

--> Eixo Vertical = GUINADA: Você neste caso espeta um palito no meio do avião de cima para baixo ou de baixo para cima, o movimento do avião sera usado do LEME DE DIREÇÃO esquerda e direita.

Temos também agora que muitos novos sempre fazem confusão em questão do COMPENSADOR em relação ao comando primario:

Lembre que o comando do compensador será sempre o inverso do comando... Comando segundario inverso do primario.

-- PROFUNDOR para CIMA = compensador para BAIXO
-- PROFUNDOR para BAIXO = compensador para CIMA 

Neste caso é o componente segundario que faz dar o comando de movimento na aéronave.

agora temos 3 tipos de compensadores:

--- Fixos:  São compensadores ajustados no Solo

---  Comandaveis: São ajustados em vôo

--- Ajustaveis: são os automáticos eles funcionam através do comando primário que o piloto execulta durante o voo no comando primário.
 

terça-feira, 20 de março de 2012

Navegação com vento de Cauda.

Navegação A) para B) Diurno + 30 Minutos
DE: A) para B) + 30 MINUTOS
DISTANCIA = 310NM
VEL. DE CRZ = 130KT
CONSUMO = 70L/H
VENTO = CALDA 40KT


> TEMPO DE VOO     130kt + 40kt Vento = 170 VA

  170kt   =   60min  =   01:49
 310 nm         x

60 x 310 = 18600 / 170 = 109 mint. = 01:49

> A) para B) + 30 mints = 02:19 Altonomia

> Alcance da Aeronave

170 kt   =  01:00 (60mint)= 393NM
   x           02:19 (139mint)

170 x 139 = 23630 / 60 = 393

> Combustível

70 L/H 01:00  = 162 Litros
  x            02:19

70 x 139 = 9730 / 60 = 162 Litros

Tempo de Voo: 01:49
Autonomia de : 02:19
Alcance de = 393NM
Combustível = 162 Litros

Navegação A) para B) Diurno + 30 Minutos ( vento de Proa)

DE: A) para B) + 30 MINUTOS
DISTANCIA = 310NM
VEL. DE CRZ = 130KT
CONSUMO = 70L/H
VENTO = PROA 20KT

> TEMPO DE VOO

  110kt   =   60min  =   02:50
 310 nm         x

> A) para B) + 30 mints = 03:20 Altonomia

> Alcance da Aeronave

110 kt   =  01:00 (60mint)= 366NM
   x           03:20 (200mint)

> Combustivel

70 L/H  =  01:00  = 233Litros
  x            03:20

Tempo de Voo: 02:50
Autonomia de : 03:20
Alcance de = 366NM
Combustível = 233 Litros 

OBS:
Calculos com vento de PROA subtrair da VA
Calculos com vento de CAUDA somar na VA
Calculos com ventro de través não precisa fazer conta de vento, a não ser que ele passar alguma pergunta que o ventro seja meio que de través com PROA ou CAUDA para calcular mas se passar com vento de través e nao dar nenhuma velocidade de ventro fazer a conta normal sem tirar nada da VA. E nos calculos de NOTURNO deve ser calculado em altonomia com +40 Minutos e não o +30 minutos.

domingo, 11 de março de 2012

TURBULENCIA DE CÉU CLARO (CAT)

O designativo do CAT siguinifica turbulência de céu claro, que ocorre entre o FL200 e FL400, as mais comum esta entre o FL030 e FL060 que são mais frequentes nos continentes e no Inverno, Geralmente ocorrem na base da JET STREAM que são as correntes de JATOS do vento.

Nas cartas de tempo PROGNOSTICADO:

------------------     
-  CAT 300     -
-         200     -    TURBULÊNCIA DE CÉU CLARO PREVISTA NA ÁREA  COMPREENDIDA
-  FL             -     ENTRE FL200 = 20.000 PÉS  E FL300= 30.000 PÉS
-----------------

LITOMETEOROS

Os Litometeoros são:

- Névoa seca = HZ
- Poeira
- Fumaça = FU
- Fumaça com Nevoeiro = FG

Represetado da cor: .............


HIDROMETEOROS

Os hidrometeoros são:

- Orvalho
- Geada
- Escarcha
- Sincelos

É repersentado pela cor AMARE


Tipos de Hidrometeoros:
- Chuva = RA
- Chuvisco = DZ
- Neve = SN
- Granizo =  GS

NEVOEIROS - PRÉ e POST FRONTAIS

* PRÉ-FRONTAL: Sempre ocorrem nas frentes quentes, se forma na massa de ar frio sob a frontal quente.

* POST-FRONTAL: Ocorre sempre após a passagem de uma frente fria lenta.

FRENTES - METEOROLOGIA

* FRONTOGÊNESE (Inicial): Formação das frentes, convergências de ventos entre massas polares FRIAS / QUENTES.

* FRONTÓLISE (final): Região de dissipação das frentes DIVERGÊNCIAS dos Ventos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Dicas de clarezas (regulamentos de trafego)

Bom vamos lá para uma dica que eu mesmo criei para mim em meus estudos:

como decorar???

Clareza 1 Lembre que é (INI) de Initeligível
Clareza 2 Lembre de (POR VEZ) de Inteligível por vez

Clareza 3 Lembre de (COM DIFICICULDADE) de Inteligível com Dificuldade

Clareza 4 Lembre que ja é INTELIGÍVEL que já é quase perfeito não se confunda com o INI e sim INTELIGIVEL

CLAREZA 5 = PERFEITAMENTE INTELIGÍVEL