terça-feira, 27 de março de 2012

DICAS de TEORIA de VÔO em comandos de Vôo e EIXOS

Muita gente na hora do nervoso e na hora da prova bate uma certa dúvida em questão de profundor para CIMA ou  profundor para BAIXO quando você executa o determinado comando de PICAR e CABRAR então vamos la´:


--> Puxa = Carbar = nariz do avião fica com o PITH = UP (para cima)// Profundor para CIMA

--> Empurra = Pica = nariz do avião fica com o PITH = DOWN (para baixo) // Profundor para BAIXO


Agora uma breve dica de Eixos:

--> Eixo Longitudinal = ROLAGEM: É como você espetar um palito do NARIZ do avião a CAUDA da aeronave, seria o movimento dos ailerons, fazendo o avião rolar para DIREITA ou ESQUERDA. 

--> Eixo Transversal = ARFAGEM ou TANGAGEM: Se você espetar com o palito em um avião de uma ponta a outra das asas, certamente o avião fara o movimento de picar e cabrar, movimento do Profundor.

--> Eixo Vertical = GUINADA: Você neste caso espeta um palito no meio do avião de cima para baixo ou de baixo para cima, o movimento do avião sera usado do LEME DE DIREÇÃO esquerda e direita.

Temos também agora que muitos novos sempre fazem confusão em questão do COMPENSADOR em relação ao comando primario:

Lembre que o comando do compensador será sempre o inverso do comando... Comando segundario inverso do primario.

-- PROFUNDOR para CIMA = compensador para BAIXO
-- PROFUNDOR para BAIXO = compensador para CIMA 

Neste caso é o componente segundario que faz dar o comando de movimento na aéronave.

agora temos 3 tipos de compensadores:

--- Fixos:  São compensadores ajustados no Solo

---  Comandaveis: São ajustados em vôo

--- Ajustaveis: são os automáticos eles funcionam através do comando primário que o piloto execulta durante o voo no comando primário.
 

3 comentários:

  1. Fisicamente, eu não entendo o pq do movimento dos compensadores serem invertidos em relação ao profundor. Alguém me explica?

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