É a estabilidade dos movimentos efetuados em torno do eixo VERTICAL - refere-se aos movimentos de GUINADA.
são apenas 2 fatores que influem na estabilidade direcional
1- Enflechamento
2- Efeito de QUILHA
1 e 2 Produzem estabilidade direcional e Lateral.
Auto ROTAÇÃO
tendencia que a acft tem de girar sobre o eixo longitudinal a fim de compensar o torque produzido pela hélice.
ps. Uma dica para facilitar na hora de fazer a prova distinguir qual é qual, então lembre assim:
Enflechamento = arco em flecha certo? - então lembre que o vento bate na flecha se você olhando o avião por cima se for ver bem parece um arco com uma flecha lembrando que o vento sempre ira bater nas asas em um Enflechameto....
Agora no efeito de quilha você já sabe que o vento bate no avião.
No efeito de QUILHA lembre o seguinte:
Ex. um king Air ele tem a Área da asa para trás maior então tem grande Área lateral atras do Centro de Gravidade CG, Aumenta e estabilidade.
Agora imagine um MD-80 é um fokker 100 um pouco mais comprido, Grande área Lateral a frente do centro de Gravidade, Diminui a estabilidade da aeronave.
ps. Uma dica para facilitar na hora de fazer a prova distinguir qual é qual, então lembre assim:
Enflechamento = arco em flecha certo? - então lembre que o vento bate na flecha se você olhando o avião por cima se for ver bem parece um arco com uma flecha lembrando que o vento sempre ira bater nas asas em um Enflechameto....
Agora no efeito de quilha você já sabe que o vento bate no avião.
No efeito de QUILHA lembre o seguinte:
Ex. um king Air ele tem a Área da asa para trás maior então tem grande Área lateral atras do Centro de Gravidade CG, Aumenta e estabilidade.
Agora imagine um MD-80 é um fokker 100 um pouco mais comprido, Grande área Lateral a frente do centro de Gravidade, Diminui a estabilidade da aeronave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário