quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estabilidade Direcional

É a estabilidade dos movimentos efetuados em torno do eixo VERTICAL - refere-se aos movimentos de GUINADA.

são apenas 2 fatores que influem na estabilidade direcional

1- Enflechamento        
2- Efeito de QUILHA

1 e 2 Produzem estabilidade direcional e Lateral.

Auto ROTAÇÃO
tendencia que a acft tem de girar sobre o eixo longitudinal a fim de compensar o torque produzido pela hélice.




ps. Uma dica para facilitar na hora de fazer a prova distinguir qual é qual, então lembre assim:


Enflechamento = arco em flecha certo? - então lembre que o vento bate na flecha se você olhando o avião por cima se for ver bem parece um arco com uma flecha lembrando que o vento sempre ira bater nas asas em um Enflechameto....


Agora no efeito de quilha você já sabe que o vento bate no avião.


No efeito de QUILHA lembre o seguinte:


Ex. um king Air ele tem a Área da asa para trás maior então tem grande Área lateral atras do Centro de Gravidade CG, Aumenta e estabilidade.


Agora imagine um MD-80 é um fokker 100 um pouco mais comprido, Grande área Lateral a frente do centro de Gravidade, Diminui a estabilidade da aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário