domingo, 20 de novembro de 2022

MEA / MEA GPS / MOCA / MCA / MORA / MSA / GRID MORA

 

MEA - Minimum enroute altitude 

- Garante sinal VOR/NDB;
- Garante folga de obstaculos;
- Garante separação de região não montanhosa 1000ft.
- Garante separação de região montanhosa 2000 ft.

MEA GPS - Minimum enroute altitude GPS

- Inferior a MEA, mas nunca inferior a MOCA.
- Altitude representada com a letra G ex: 4500G 
na carta de rota.

MOCA - Minimum obstruction clearance altitude (altitude mínima de obstrução de trafego)

- Somente usada em EMERGÊNCIA - TRANSPONDER 7700.
- Referência da letra T ex: 4500T na carta de rota.
- Garante separação com terreno.
- Não garante comunicação.
- Te da sinal de VOR em até 20NM.
- Separação de 2000ft em região montanhosa.
- Separação de 1000ft em região não montanhosa.

MCAMinimum cross altitude

- Indica um mínimo que você precisa cruzar em um determinado fixo durante a subida, após a decolagem.

MORA - Minimum off route altitude (minímo de separação fora de rota)

- Garante por 10NM para (Direita/Esquerda) fora da aerovia separação de obstaculos).
* 1000 ft região não montanhosa.
* 2000 ft região montanhosa.
- Ela tem como referencia letra A ex: 2600A

MSA - Minimum sector altitude 

- Menor altitude que pode ser utilizada dentro de um raio de 25 NM  com uma margem de 1000ft, acima de obstaculos, balizado por um VOR ou NDB em uma carta de proximação.

TAA - Terminal arrival Altitude

- Menor altitude que prove 1000 ft de separação, com obstáculos em um raio de 25NM de um RAIO no IAF ou IF

GRID MORA - 

- Altitude que prove 1000ft de separação com obstáculos, de um quadriculo (lat/lon) onde a altitude da maior elevação é igual ou menor que 5000ft e 2000 ft de separação.

OBS: Na carta ABAIXO de 10.000FT em VERDE 
                          ACIMA de 10.000FT em VERMELHO







Nenhum comentário:

Postar um comentário