segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

VFR especial

O vôo VFR especial, é controlado e autorizado por um APP, realizado dentro de uma CTR ou TMA, sob condições meteorológicas abaixo de condições meteorológicas visuais (VMC).

Diferença entre o VFR e VFR ESPECIAL:
No voo VFR se tem como limites meteriologicos os seguintes dados:
TETO: 1500 pés
Visibilidade de: 5000 Metros

Já no VFR ESPECIAL temos os seguintes limites:
Teto: 1000 pés
Visibilidade: 3000 Metros

Como se organiza:
Serão mantidas separações entre os vôos IFR e VFR especiais e entre estes, de acordo com os mínimos de separação estabelecidos. Sendo a preferência o IFR.

Poderão ser autorizados vôos VFR Especiais para que as aeronaves de asa fixa que entrem ou saiam de CTR ou mantenham uma TMA, com pouso ou decolagens em aeródromos localizados dentro dos limites laterais destes espaços aéreos. Nestes casos, os vôos serão conduzidos como VFR especiais somente nos trechos compreendidos dentro desses espaços aéreo.

Adicionalmente o APP poderá autorizar vôos VFR especiais para operação local dentro de uma CTR, com decolagem e pouso no mesmo aeródromo.

As condições para a realização do vôo VFR Especial são(real):

* Somente poderão ser realizados vôos VFR especiais no período diurno;
* As aeronaves deverão estar equipadas com transceptor VHF em funcionamento para estabelecer comunicações bilaterais com os órgãos ATC apropriados.

1 - O piloto deverá possuir habilitação para vôo IFR e
2 -Os aeródromos de partida, de destino e de alternativa deverão dispor de
2.1 - balizamento luminoso das pistas de pouso em funcionamento ;
2.2 - Farol de aeródromo em funcionamento e;
2.3 - Indicador de direção de vento iluminado ou órgão ATS em operação


Aplicação do VFR Especial em rede:
Poderá sempre que o tempo não ajudar voar VFR, requisitar o VFR especial ao controlador on-line ou mesmo que sem controlador, poderá voar sem problemas.
Claro que como se trata de uma rede, poremos sim voar VFR Especial de noite, e isso se fará de forma simples, é só colocar o simulador de dia, e no campo do plano de vôo “REMARKS” colocar o seguinte: RMK/PERIODO DIURNO . Pronto, agora o ATC saberá que você está simulando de dia, e por isso não terá problemas em autorizar um VFR especial, e nem você(piloto) terá problemas para conseguir autorização.

2 comentários:

  1. BELEZAAAAAAAAAAAAAAA|!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    CARAMBAAA...VOU INDICAR ESSE SITE PARA A GALERINHA (PC)
    MUITO BACANA AMANHECI O DIA LENDO MUITA COISA BOA POR AQUI.......VALEW MESMO,
    TKS.......OBRIGADO MESMO!!!!!!!

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  2. Fique avontede meu Amigo faço isto pelo motivo de ajudar os amigos tambem futuros aviadores.
    fica avontede para estudar recomende sim para os amigos. grande abraço Anibal (Pictures Aviation)

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