sexta-feira, 13 de maio de 2011

METAR - Meteorological Aerodrome Report


O METAR (METeorological Aerodrome Report - Relatório Meteorológico de Aeródromo) é o formato usado na aviação para reportar as observações meteorológicas usadas para o planejamento do vôo. É uma mensagem padronizada pela ICAO (International Civil Aviation Organization) que foi difundida em 1 de janeiro de 1968 tendo sua confecção alterada por diversas vezes ao longo do tempo. A mensagem é divulgada de hora em hora podendo ser substituída por outra mensagem chamada SPECI caso as condições meteorológicas do campo se modifiquem. O modo de divulgação, assim como a confecção dessa nova mensagem terá o mesmo padrão do METAR.
Mas o que poucos aeronautas sabem, é que existem dois tipos de METAR. O METAR usado internacionalmente e o METAR usado no Estados Unidos, onde nesse ultimo as informações são expressas em milhas náuticas, milímetro de mercúrio e polegadas.
Agora que já sabemos sobre o METAR, vamos aprender a interpretar a mensagem.
Exemplo:
(1)        (2)        (3)        (4)          (5)   (6)              (7)                (8)             (9)(10)
METAR SBSP 071700 13004KT 9999 BR BKN030 OVC040 23/23 Q1021=


1.      METAR : Nome internacional do código.
2.      LOCAL : Indicador de localidade (ICAO): local de observação.
3.      DIA e HORA : Dia e horário (horas e minutos UTC) seguido pela letra Z (zulu).
4.      VENTO : Relativo ao norte verdadeiro, de 10 em 10 graus inteiros (3 algarismos) acompanhado com a velocidade do vento expressa em KT (Nós).
5.      VISIBILIDADE : Informada de 50 em 50 metros até 500 metros; de 100 em 100 até 5000 metros; e 1000 em 1000 até 9999 ou visibilidade maior.
6.      TEMPO PRESENTE : Tempo presente significativo, podendo ser relatado no maximo 3 fenômenos. Terá em sua composição a intensidade, podendo ser leve (-), forte (+) ou moderado/não relevante quando sem sinal.
7.      NEBULOSIDADE : Quantidade de nuvens e altura (Pés). (FEW/SCT/BKN/OVC)
8.      TEMPERATURA : Temperatura e ponto de orvalho informado em graus Celsius expresso com cada um com 2 algarismos. Quando as temperaturas forem negativas, serão precedidas pela letra M (Mike).
9.      PRESSAO : Pressão ao nível médio do mar (QNH) informado em Hectopascal (hPa) em valores inteiros, com 4 algarismos precedidos pela letra Q (Quebec).
10.  = : final da mensagem.

Alguns códigos:

VRB: Vento variável
G: Vento de rajada
MI: Baixo
PR: Parcial
BC: Banco
SH: Pancada
RA: Chuva
DZ: Chuvisco
BR: Nevoa úmida
HZ: Nevoa seca
TS: Trovoada
FG: Nevoeiro
FU: Fumaça
SN: Neve
SG: Neve em grãos
GR: Granizo
GS: Granizo leve
DU: Poeira
AS: Areia
SS: Tempestade de areia
FEW: Pouco (1 a 2 oitavos)
SCT: Esparso (3 a 4 oitavos)
BKN: Nublado (4 a 7 oitavos)
OVC: Encoberto (8 oitavos)
CB: Cumulusnimbus
CAVOK: Substitui a visibilidade, alcance visual da pista, tempo presente e nebulosidade quando houver boas condições (+ de 10km de visibilidade/ nenhuma nebulosidade acima de 5000FT e ausência de fenômenos representativos. Ex. TS, RA, etc.)
SKC: Céu claro (usado quando CAVOK não for apropriado)

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