quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tipos de manutenção

As manutenções são classificadas em:

A) Manutenção Corretiva: Corrigir deficiências, reparos no trêm de pouso, amortecedores, vazamentos etc.

B) Manutenção Preventiva: Prevenir problemas e falhas nos equipamentos, Remoção do motor para revisão depois de um certo tempo e números de horas de funcionamento.

Inspeções

Classifica em Inspeção de pré-vôo e Inspeção periódicos. O serviço de manutenção é bem simples sendo uma verificação visual para ver se é detectado alguma anormalidade, se for constatada uma anormalidade é feito uma manutenção corretiva no avião, para que depois possa ser liberado para o vôo.

* Inspeção pré-vôo: É a única manutenção que é de responsabilidade do piloto que é feita antes do vôo, verificando diversas partes do avião com um CHECK-LIST da própria aeronave fornecido pelo fabricante da aeronave. Qualquer anormalidade constada pelo piloto deve ser examinada pelo mecânico habilitado para que possa checar a seguinte anormalidade para que a aeronave possa ser reparada e após liberada para o vôo. Serviço feito na inspeção de pré-vôo: Drenagem no combustível para ver se tem água misturada, verificação do nível de óleo, check dos ailerons, revisão da estrutura da aeronave, trêm de pouso, Pneus esta verificação é verificado se existem cortes no pneus; bolhas; ausência de sulcos; desgastes atingindo a LONA; materiais encravados no pneu como por ex. uma pedra ou qualquer outro item,  Hélice, profundor, Leme de Direção, parafusos e também após outros itens citados no check list.

A inspeção pré-vôo é importante sempre o proprietário da aeronave ou o piloto ou o aluno que irá voar o avião deve cumprir o check-list de inspeção pré vôo também chamada de fazer a "externa" no avião.

* Inspeção periódica: Manutenção para a prevenção e revisões feita de períodos em períodos compreendidos em horas de vôo. Esta inspeção é verificada a estrutura do avião, todo o motor, componentes do motor, acessórios tendo substituições de partes em condições insatisfatórias que pode ser prejudiciais ao vôo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário