quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Teoria de voo - Grupo Moto-propulsores

É o conjunto dos componentes que fornece a tração necessária ao voo, Os tipos mais usados são:

- Turbojato
- Turbo-fan
- Turboélice
- Motor a pistão e Hélice

As seguintes definições de potência necessária no estudo dos grupos são:

- Potência Efetiva: Potência medida no eixo da hélice;

- Potência Nominal: Potência efetiva máxima para a qual o motor foi Projetado;

- Potência Útil: Potência de tração desenvolvida pela hélice sobre o avião, a helice converte a potencia efetiva em potência de tração. A potência útil é as vezes chamada potência disponivel, embora este termo indique, a potência últil máxima.Monomotores de pequeno porte, o grupo moto-propulsor é geralmente constituido por um motor a pistão a hélice. As hélices podem ser feitas de diversos materiais.


Para os motores de baixa potencia podem serm usados as hélices de madeira como temos acima o Paulistinha. Mas em aviões de maior potencia é usado hélice de metal como por ex. temos abaixo o ATR.






A hélice é um aerofólio rotativo que produz uma força de tração sobre o avião. A torção da pá faz com que o perfil forme um angulo X com a direção do Vento relativo. O aerofólio da asa funciona como a asa de um avião criando uma força de sustentação ou tração, dirigida para a frente do avião.

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