ILS - Sistema de Pouso por Instrumentos
       
ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação  por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja  pousando em determinada pista.
 
Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação  lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de  descida, ou orientação vertical.
 
Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos,  processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A  aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de  "Aproximação de Precisão" (Precision Approach), por contar com as  informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope  em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o  alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio  para o pouso.
 
Localizador
 
A antena do Localizador está situada a 1.000 pés após a cabeceira  oposta a qual se executa a aproximação, emitindo sinal de rádio modulado  em 90 Hz e 150 Hz, separados no alinhamento da pista, com um alcance  aproximado de 25 milhas, com cobertura de 35° até aproximadamente 17  milhas e de 10° após 17 milhas. Esses equipamentos têm como finalidade  fornecer a direção da pista, uma vez que a frequência de ILS foi  colocada no sistema de navegação do avião (NAV1), o que leva a aeronave a  se alinhar no eixo da pista.
 
Glide Slope
 
A antena do Glide Slope está localizada entre 750 e 1.250 ft da  cabeceira da pista, e tem a finalidade de fornecer o ângulo de planeio  correto durante uma aproximação. Este ângulo ideal está entre 2 e 4° e  varia conforme o relevo do setor de aproximação.
 Marcador Externo (OM, Outer marker)

 Fica localizado a aproximadamente 7200 m (3.9 NM) da pista. Seu  módulo são duas barras por segundo com uma frequência de 400Hz e seu  indicador é azul.
 Marcador Médio (MM, Middle marker)

 Fica localizado a aproximadamente 1050 m da pista. Seu módulo são  barras e pontos alternados com uma frequência de 1300Hz. Tem o propósito  de avisar o piloto que o contato visual com a pista é iminente.
 Marcador Interno (IM, Inner marker)

 Fica localizado a aproximadamente 300 m da pista. Tem o propósito de  avisar o piloto, quando em condições de baixa visibilidade, da chegada  iminente a pista. Seu módulo é 6 pontos por segundo na frequência de  3000Hz.
Categorias
-  Categoria I - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso  com uma altura de decisão não menor que 60 m (200 pés) e visibilidade  não menor que 800m ou contato visual com a pista não menor que 550 m.
- Categoria II - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso  com uma altura de decisão menor que 60 m (200 pés) mas não menor que 30  m (100 pés), e contato visual coma pista não menor que 350 m.
-  Categoria III possui sub-divisões:     - Categoria III A - Uma aproximação por instrumento de precisão e  pouso com uma altura de decisão menor que 30 m (100 pés), ou nenhuma  altura de decisão e contato visual com a pista não menor que 200 m.
- Categoria III B - Uma aproximação por instrumento de precisão e  pouso com uma altura de decisão menor que 15 m (50 pés), ou nenhuma  altura de decisão e contato visual com a pista menor que 200 m mas não  menor que 50 m.
- Categoria III C - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso sem altura de decisão e sem restrições de visual da pista.
 
Uma aproximação Categoria I pode ser efectuada manualmente; nas  categorias II e III é requerido o uso do Piloto Automático sendo que,  para operar na Categoria III, ele tem que ter capacidade de efectuar a  aterragem automático. É recomendado, entretanto, que a aterragem  automática seja efectuada também na Categoria II.