Elevação - FL= Quantidade de Subida
Q/S x 2 = xx - Temp. Elev = Temp. no FL
Elev. + FL= xx /2 Alt. media subida
Temperatura no solo + Temp. no FL = xx /2 = Temp. Media Subida
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Esquema
No computador de voo VI sempre de dentro, VA sempre FORA... lembrar que vc tem a velocidade indicada dentro do avião e a Velocidade Aerodinâmica é sempre la FORA!
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Quantidade de Subida (Dividido) Pela Razão de Subida = TEMPO DE SUBIDA
Quantidade de Descida (Dividido) Pela Razão de Descida = TEMPO DE DESCIDA
Q-S / R-S = TEMPO SUBIDA
Q-D / R/D = TEMPO DESCIDA
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TEMPO DE VOO (AUTONOMIA)
VA 60MINT
DIST. X
CALCULADORA: DISTANCIA x 60 = xx / VA = Tempo de voo
OBS: não esqueça de colocar depois do tempo achado > 00:45 < Alternate-------------------------------------------------
TEMPO DE VOO (Cruzeiro)
VS 60MINT
DIST. X
CALCULADORA: DISTANCIA x 60 = xx / VA = Tempo de voo
OBS: não esqueça > VS < Sempre para calculo de Cruzeiro
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Distancia (TOP OF CLIMB) - TOC
VS x TEMPO VOADO = xx / 60 = Distancia
Consumo
Quantidade por hora X minutos voados = xx / 60 = Qtd. Gasta em minutos
obs: lembrando que deve converter as horas para minutos para poder fazer o calculo
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CRUZEIRO
Quantos pés Cruzou determinado FIXO??
simples:
tempo de voo X Razão por minuto em (subida ou Descida) = xxx + elev. = (CROSS FLIGHT LEVEL).
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DESCIDA
Achar temperatura no solo:
FL CRZ x 2 = xxx - Temp.do FL = (Temperatura MSL nivel do mar)
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TEMPERATURA MEDIA DE DESCIDA
Temp. do solo - temp. FL = XX / 2 = (temp. media de descida)
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QUANTIDADE DE DESCIDA
Elev. - FL CRZ = Q-D
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TEMPO DE DESCIDA
Q-D / R-D = TEMPO DE DESCIDA
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OBS.: sempre que na navegação estiver com uma SID com uma transição usar a carta de saida para o calculo de tempo e cruzamento do FIXO de quantos pés cruzou por EX. o fixo de transição....
Ex. Decolando de congonhas da pista 17R apos decolagem iniciar o procedimento de saída para CWB - no procedimento APIT com transição NIBGA.
com isto temos a seguinte pergunta:
no procedimento de saída quantos pés iremos cruzar o fixo de transição NIBGA?
Primeiro: vc ira calcular com a distancia da carta de saída com a VA de subida + razão de subida e o tempo e com isto ira fazer o calculo de qtos pés cruzou o fixo APIT.
Segundo: vc ira calcular com a distancia da carta de saída com a VA de subida + razão de subida e o tempo e com isto ira fazer o calculo de qtos pés cruzou o fixo NIBGA.
o RESTO É SO NAVEGAR ... SENDO QUE DURANTE NOSSA NAVEGAÇÃO IREMOS USAR SEMPRE (VA) ...
COMP DE VOO ACHAR O TEMPO DE VOO NA FOLHA DE PLANEJAMENTOS É SIMPLES:
1 - VTO
2 - RV
3 - VA
COM ISTO ACHAMOS A (VS)
E COM A (VS) ACHAMOS O TEMPO
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USAREMOS SEMPRE - VS - (SUBIDA/CRUZEIRO/DESCIDA)
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VA - USAREMOS PARA CÁLCULO DE COMBUSTÍVEL EM NOSSA NAVEGAÇÃOVA - USAREMOS PARA TEMPO DE VOO
VS - USAREMOS SEMPRE PARA CÁLCULOS DE DISTANCIA
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ESPERO PODER TER AJUDADO O PESSOAL ...
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Quando for traçar a rota toda para saber distâncias em NM não precisa utilizar a carta de saída do aerodromo, a carta de saída você ira usar para o planejamento na parte de baixo da folha Durante a sua Decolagem
ATT
ANIBAL
PRESIDENTE PICTURES AVIATION