domingo, 20 de novembro de 2022

MEA / MEA GPS / MOCA / MCA / MORA / MSA / GRID MORA

 

MEA - Minimum enroute altitude 

- Garante sinal VOR/NDB;
- Garante folga de obstaculos;
- Garante separação de região não montanhosa 1000ft.
- Garante separação de região montanhosa 2000 ft.

MEA GPS - Minimum enroute altitude GPS

- Inferior a MEA, mas nunca inferior a MOCA.
- Altitude representada com a letra G ex: 4500G 
na carta de rota.

MOCA - Minimum obstruction clearance altitude (altitude mínima de obstrução de trafego)

- Somente usada em EMERGÊNCIA - TRANSPONDER 7700.
- Referência da letra T ex: 4500T na carta de rota.
- Garante separação com terreno.
- Não garante comunicação.
- Te da sinal de VOR em até 20NM.
- Separação de 2000ft em região montanhosa.
- Separação de 1000ft em região não montanhosa.

MCAMinimum cross altitude

- Indica um mínimo que você precisa cruzar em um determinado fixo durante a subida, após a decolagem.

MORA - Minimum off route altitude (minímo de separação fora de rota)

- Garante por 10NM para (Direita/Esquerda) fora da aerovia separação de obstaculos).
* 1000 ft região não montanhosa.
* 2000 ft região montanhosa.
- Ela tem como referencia letra A ex: 2600A

MSA - Minimum sector altitude 

- Menor altitude que pode ser utilizada dentro de um raio de 25 NM  com uma margem de 1000ft, acima de obstaculos, balizado por um VOR ou NDB em uma carta de proximação.

TAA - Terminal arrival Altitude

- Menor altitude que prove 1000 ft de separação, com obstáculos em um raio de 25NM de um RAIO no IAF ou IF

GRID MORA - 

- Altitude que prove 1000ft de separação com obstáculos, de um quadriculo (lat/lon) onde a altitude da maior elevação é igual ou menor que 5000ft e 2000 ft de separação.

OBS: Na carta ABAIXO de 10.000FT em VERDE 
                          ACIMA de 10.000FT em VERMELHO







sábado, 7 de outubro de 2017

Cálculo de AUTONOMIA / ACHAR TEMPO / CONSUMO

Bom irei deixar 3 cálculos abaixo:

1 º AUTONOMIA:

VA ------ 60 
DIST---- X

2º ACHAR TEMPO:

VS ----- 60 
DIST --- X


3º CONSUMO:

CONSUMO
DADO NA NAVEGAÇÃO  --------- 60
             X ------------------------------TEMPO DA ETAPA

Qual Altitude irá cruzar um determinado FIXO após a Decolagem

Primeiramente você precisa ter achado a sua VA de Subida para poder efetuar este procedimento, mas iremos usar uns exemplos:

1º passo:

Usaremos a regra de 3 (obs: vamos empregar a razão de subida do post anterior 800 pés por minuto)

VA subida ( 250 nós) ----------- 60 minutos
                 Distancia  ------------  X

Abaixo temos uma carta de CONGONHAS e a pergunta da navegação esta nos pedindo qual altitude iremos cruzar o fixo DUMO, então vamos lá:

 1 Passo: Você ira somar as distancias na carta: circulada em vermelho:  16 + 11 = 27 NM será nossa distância.

então faremos agora o calculo com o exemplo que seria nossa VA de SUBIDA 250 Nós.

250 --- 60

 27 ---- X ( nosso tempo de SUBIDA)

27 x 60 = 1620 / 250 = 6.8 arredondaremos para 7 minutos iremos voar até a posição DUMO.

2º Passo: você ira usar RAZÃO de SUBIDA e multiplicar pelo TEMPO achado de 7 Minutos.

decolando com uma razão de 800 pés por minuto  com um tempo de 7 minutos temos:

800 x 7 = 5600 + elevação de congonhas 2631 pés estaremos cruzando a posição DUMO 8231 pés .

Espero ter ajudado mais uma vez e bons estudos.


by Anibal Salles 

Achar o tempo de SUBIDA

Bom vamos lá é muito fácil achar o tempo de subida, irei dar alguns exemplos:


* Basta DIVIDIR a QUANTIDADE DE SUBIDA pela Razão de SUBIDA:

Nos nossos anteriores posts demos um exemplo de decolar de um aerodromo cujo a elevação é de 4500 pés a nível do mar, e subiremos para o nível de voo 290. Vamos dar um exemplo que iremos subir até o planejado com uma razão de 800 pés por minuto. Então segue abaixo o calculo:

29000 pés nivel de voo
4500 pés elevação do aerodromo

subtrair ambos teremos uma quantidade de subida de 24.500 pés

iremos calculas 24.500 / 800 = 30 minutos temos o tempo de subida decolando de um Aerodromo elevação de 4500 e até atingir o FL290 com uma razão de 800 pés por minuto. 

Achar a altitude média e a temperatura média do Flight Level 290 - Navegação de Voo

Vamos lá você esta decolando de um Aerodromo Cujo a Elevação será de 4500 pés (4500' feets) e irá subir até o nível de voo FL290 = 29.000 no post anterior achamos - 22º C no nível de voo. Agora vamos achar a altitude média e a temperatura média:




1º passo:
             FL        ELEV
some: 29000 + 4500 = 33.500/2= (16.750 sua altitude média).


2º Passo:

some: -22º + 27º = 5 / 2= (2.5ºC)



Então com a conclusão, achamos a altitude média e a temperatura média de subida.

Achar a temperatura no Flight Level - Navegação de Voo


Vamos lá você esta decolando de um Aerodromo Cujo a Elevação será de 4500 pés (4500' feets) e irá subir até o nível de voo FL290 = 29.000 pés: Então deixo aqui o passo a passo:


segue 




 29.000 FLIGHT LEVEL

-   4500 ELEVAÇÃO
 24.500  
   x     2 perde 2ºC com 1000 pés
 49.000 / 1000 = 49 


27 - 49 = -22ºC


Agora no próximo post irei ensinar o cálculo de altitude média. 

sábado, 23 de setembro de 2017

Aerovias Inferiores – AWY INF - CTA

Aerovia inferior é uma área de controle CTA, em forma de corredores, e são utilizadas por aeronaves que possuem o sistema de radionavegação VOR/NDB.
A classificação da aerovia inferior e seus limites verticais que o limite vertical inferior é 500 pés abaixo do nível mínimo da aerovia, indicado nas ENRC, e o limite é o FL245 (inclusive).

*  Limite lateral: 16 NM / 30km
* Sobre o Auxilio: 8 NM/ 15km
* Estreitamento:  54NM/ 100km



OBS: Entre 2 auxilios separados em até 54NM/ 100km a largura em toda extenção entre os 2 auxilios é de 20km /11NM

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Inspeção e Manutenção

Manutenção tem como objetivo manter o avião em boas condições de funcionamento, modo de garantir segurança nas operações e o desempenho adequado.

Tipos de Manutenção

* Manutenção Corretiva: para corrigir deficiências quando aparecem, ex. reparo em um sistema de freio com vazamento.

* Manutenção Preventiva: Prevenir contra o aparecimento de problemas, neste caso o motor é removido para uma revisão, após de um determinado número de horas de funcionamento.

Inspeção

Consistem em verificações visuais ou por outro meio, para que seja detectado algum tipo de anormalidade. Uma vez que seja constado, requer serviço de manutenção para que seja corrigido este tipo de problema. A inspeção tem classificação em inspeções de pré-vôo e inspeções periódicas.

Inspeção pré-vôo: Inspeção de responsabilidade do piloto, e deve ser feita antes do vôo. É necessário examinar as diversas partes da aeronave com um “check-list” fornecido pelo fabricante do avião. Se houver alguma anormalidade deve ser verificado pelo mecânico habilitado.
O piloto deve ter instruções e treinamento suficiente para realizar o procedimento de “inspeção Pré-Vôo” na aeronave que irá realizar o serviço, como, DRENAGEM DE COMBUSTIVEL NAS ASAS E LINHA DO MOTOR, VERIFICAÇÃO NO NÍVEL DE ÓLEO, ENTRE OUTROS, o mesmo deve ter conhecimento das áreas de risco potencial da aeronave como na região da hélice ou movimenta-lo com as mãos.

Inspeções e revisões periódicas: Manutenção preventiva compreende inspeções e revisões feitas em períodos conforme horas de vôo do motor, dentro de uma listagem que é verificado a estrutura da aeronave, acessórios e entre outros itens que devem ser verificados. Alguns são desmontados para exames detalhados e substituição das partes na qual será insatisfatória.

Inspeção dos Pneus: Fazem parte da inspeção pré-vôo.
* Verificação como: Cortes nos pneus, desgastes locais, furos ou matérias encravados, ausência de sulcos, desgaste atingindo as LONAS, cortes extensos, bolhas, micro Fissuras.

Falhas Estruturais
Componentes estruturais como partes metálicas que está sujeita a esforço e podem ocorrer falha e fadigas. Tirando o fato de acontecer algum tipo de colisão. O fabricante determina um número de horas de vôo necessário para que uma rachadura microscópica atinja proporções críticas, estabelecendo um período entre revisões inferiores, para possibilitar a sua detecção a tempo, e este procedimento é feito por um seguinte método:

A) Liquido penetrante com alta visibilidade para localizar rachaduras;
B) “Magnaflux” que é utilizado em peças ferrosas magnetizáveis;
C) “Zyglo” Rachaduras é revelada através de um liquido penetrante e fluorescente que brilha com uma lâmpada ultravioleta.

Temos também dois tipos de método: (Raio-x / Ultra-som) usado para detectar rachaduras internas numa peça ou estruturas.

Classificação de Tubulações
Para que seja fácil identificar alguns tubos que temos no motor, onde passa GASOLINA, ÓLEOS LUBRIFICANTES, HIDRAULICOS, OXIGÊNIOS, EXTINTOR DE FOGO, é colocado faixas de diversas correr na qual deixo abaixo cada uma delas:


             Sistema ----------------  COR
* Gasolina ---------------------VERMELHO
* Óleo lubrificante-----------AMARELO
* Óleo hidráulico-------------AZUL-AMARELO
* Oxigênio---------------------VERDE
* Extintor de Fogo------------MARROM

The Dream of flight


Maps


Low Altitude - Motivation Flight

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Sustentação de uma Aeronave.

Iremos dizer sobre sustentação, que define como uma componente da (RA) = Resultante Aerodinâmica, perpendicular ao vento relativo.

Sustentação é gerada pela asa do avião, um aerofólio designado para sustentar o peso.


O perfil de asa assimétrico, é mais utilizado nas asas, uma vez que uma maior curvatura no extradorso faz o ar ter a sua velocidade aumentada e a pressão diminuída em relação ao intradorso, essa diferença entre o intradorso e o extradorso gera a sustentação.

O ar que passa por baixo no intradorso da asa atua como terceira lei de newton, atuando a sua força para cima, produzindo a sustentação.

PS. Você percebe este detalhe quando em um carro numa via, e ao por a mão para fora da janela, reação depende do deslocamento e do ângulo de inclinação de sua mão em relação ao vento relativo.


Quantidade de sustentação que uma asas é capaz de produzir depende basicamente do, COEFICIENTE SUSTENTAÇÃO, PRESSÃO DINÂMICA, ÁREA DE ASA.

O coeficiente de sustentação (CL) esta relacionado ao ângulo de ataque da asa e o formato aerodinâmico do aerofólio, CL é diretamente proporcional ao ângulo de ataque e a pressão dinâmica esta relacionada  à densidade do ar e a velocidade da aeronave.

Sendo então que a sustentação depende:
* ângulo de ataque, densidade do ar, formato do aerofólio, velocidade da aeronave, área de asa. 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ROUTE CLEARANCES

* Flight Planned
* Left/right turn out
* Climb
* Maintain
* Request
* Level Change
* En Route
* Airborne
* Squawk
* Cleared
* ATC (Air Traffic Control)
* Clearance
* SID (Standard Instrument Departure
* Approach
* Initially
* Frequency
* Heading
* Flight Level (FL)
* Contact

Typical Exchange:

Control Call
- Aircraft callsing 

- offers clearance

Pilot Replies 
- Ready to copy
- callsing

Route Clearance
- Name of ground station 
- Clears aircraft callsing
- To____(Destination)
- Via Flight Planned route
- Standard departure
- Additional details
- level instructions
- Frequency to contact after departure
- Squawk code

Readback -Pilot-
- Callsing
- Cleared to ____ Destination
- Via flight Planned route
- Standard Departure
- Additional details
(Aditional  details added to standard departure usually just repeat some essential points) (left/right turn out after departure; Climb on runway heading to . . . )
- Level Instruction
- Frequency
- Squawk code

Control replies
- That is correct 

- Aircraft callsing

Phraseology practice

Route Clearance is given before engine Start-up or during taxiing.

Control Call
- AMERICAN 92 

- Here is your clearance.

Pilot Replies 
- Ready to copy
- AMERICAN 92

Route Clearance
- Guarulhos ATC 
- Clears AMERICAN 92
- To DALAS(Destination)
- Via Flight Planned route departure, left turn out after departure, climb to and maintain FL100, request level change en route, contact 135,75 when airborne and squawk 2313

Readback -Pilot-
- AMERICAN 92, Cleared to DALAS, flight planned route, departure left after departure request level change en route, 135,75 when airborne, and squawk 2313


Control replies
- That is correct 

- American 92

KEEP MOVING and DON'T STOP !!

https://www.youtube.com/watch?v=dCl3Qdm53mY

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Pré Flight - Departure Information

BEFORE CALL CONTROL (ATIS - AUTOMATIC TERMINAL INFORMATION SERVICE)

LISTENING (ATIS)

"GUARULHOS INTERNATIONAL AIRPORT INFORMATION INDIA 0550ZULU WIND 090DEGREES 13KNOTS, GUSTING15, VISIBILITY MORE THAN 10 KILOMETRES SCATTERED THREE THOUSAND FEET, ALTIMITER SETING 1025, TRANSITION LEVEL 070, TEMPERATURE 12, TAXIWAY HOTEL CLOSED, ILS  RUNWAY 09L APPROACH AND ILS RUNWAY 09R, APPROACH USING RUNWAY09R PARALLEL APPROACH IN PROGRESS, DEPARTURE FREQUENCY 132.75, ADVISE YOU HAVE INFORMATION INDIA"  

Typical Exchange:

Call Control
- Name of Control

- Callsing
- Request Data

Control Replies 
- Aircraft Callsingn
- Runway in use
- Wind Direction and Strength
- Temperature  / Dew Point
- QNH

Pilot Replies
- Redback information (control replies)
- Callsing

Usually information in the following order:
- Runway in use, Wind direction and strenght, Visibility, temperature, dewpoint, QNH, Other Information, generally reads beack the essential (Wind, QNH and RWY Number)


Call Control
- Ground of Control

- Delta725
- Departure Information

Control Replies 
- DELTA725
- Runway in use 09 LEFT
- Wind 090º13KNOTS GUSTING15,
- Temperature 12 / Dew Point15, RWY IS WET, BRACKING ACTION GOOD
- QNH1025

Pilot Replies
- 090º13KNOTS GUSTING 15KNOTS, QNH 1025,RWY 09L 
- DELTA725



MORE TYPE (ATIS)
** THIS IS ATHENS AIRPORT INFORMATION SIERRA. WEATHER REPORT 0900 HOURS: WIND 260 DEGREES 8KNOTS, CAVOK, TEMPERATURE 23, QNH 1011, 2985 INCHES, TRANSITION LEVEL 65. RUNWAY IN USE 33R, TAXIWAY BETWEEN RUNWAY 33R ABD TAXYWAY BRAVO CLOSED. IT IS REMINDED TO FOLLOW STRICTLY THE NOISE ABATEMENT PROCEDURES**