Manutenção tem como
objetivo manter o avião em boas condições de funcionamento, modo de garantir
segurança nas operações e o desempenho adequado.
Tipos de Manutenção
* Manutenção Corretiva: para corrigir deficiências quando aparecem, ex. reparo em um sistema de freio com vazamento.
* Manutenção Corretiva: para corrigir deficiências quando aparecem, ex. reparo em um sistema de freio com vazamento.
* Manutenção
Preventiva: Prevenir contra o aparecimento de problemas, neste caso o
motor é removido para uma revisão, após de um determinado número de horas de funcionamento.
Inspeção
Consistem em verificações visuais ou por outro meio, para que seja detectado algum tipo de anormalidade. Uma vez que seja constado, requer serviço de manutenção para que seja corrigido este tipo de problema. A inspeção tem classificação em inspeções de pré-vôo e inspeções periódicas.
Consistem em verificações visuais ou por outro meio, para que seja detectado algum tipo de anormalidade. Uma vez que seja constado, requer serviço de manutenção para que seja corrigido este tipo de problema. A inspeção tem classificação em inspeções de pré-vôo e inspeções periódicas.
Inspeção pré-vôo:
Inspeção de responsabilidade do piloto, e deve ser feita antes do vôo. É necessário
examinar as diversas partes da aeronave com um “check-list” fornecido pelo fabricante do avião. Se houver alguma
anormalidade deve ser verificado pelo mecânico habilitado.
O piloto deve ter instruções e treinamento suficiente para realizar o procedimento de “inspeção Pré-Vôo” na aeronave que irá realizar o serviço, como, DRENAGEM DE COMBUSTIVEL NAS ASAS E LINHA DO MOTOR, VERIFICAÇÃO NO NÍVEL DE ÓLEO, ENTRE OUTROS, o mesmo deve ter conhecimento das áreas de risco potencial da aeronave como na região da hélice ou movimenta-lo com as mãos.
Inspeções e revisões periódicas: Manutenção preventiva compreende inspeções e revisões feitas em períodos conforme horas de vôo do motor, dentro de uma listagem que é verificado a estrutura da aeronave, acessórios e entre outros itens que devem ser verificados. Alguns são desmontados para exames detalhados e substituição das partes na qual será insatisfatória.
Inspeção dos Pneus: Fazem parte da inspeção pré-vôo.
* Verificação como: Cortes nos pneus, desgastes locais, furos ou matérias encravados, ausência de sulcos, desgaste atingindo as LONAS, cortes extensos, bolhas, micro Fissuras.
Falhas Estruturais
Componentes estruturais como partes metálicas que está sujeita a esforço e podem ocorrer falha e fadigas. Tirando o fato de acontecer algum tipo de colisão. O fabricante determina um número de horas de vôo necessário para que uma rachadura microscópica atinja proporções críticas, estabelecendo um período entre revisões inferiores, para possibilitar a sua detecção a tempo, e este procedimento é feito por um seguinte método:
A) Liquido penetrante com alta visibilidade para localizar rachaduras;
B) “Magnaflux” que é utilizado em peças ferrosas magnetizáveis;
C) “Zyglo” Rachaduras é revelada através de um liquido penetrante e fluorescente que brilha com uma lâmpada ultravioleta.
Temos também dois tipos de método: (Raio-x / Ultra-som) usado para detectar rachaduras internas numa peça ou estruturas.
Classificação de Tubulações
O piloto deve ter instruções e treinamento suficiente para realizar o procedimento de “inspeção Pré-Vôo” na aeronave que irá realizar o serviço, como, DRENAGEM DE COMBUSTIVEL NAS ASAS E LINHA DO MOTOR, VERIFICAÇÃO NO NÍVEL DE ÓLEO, ENTRE OUTROS, o mesmo deve ter conhecimento das áreas de risco potencial da aeronave como na região da hélice ou movimenta-lo com as mãos.
Inspeções e revisões periódicas: Manutenção preventiva compreende inspeções e revisões feitas em períodos conforme horas de vôo do motor, dentro de uma listagem que é verificado a estrutura da aeronave, acessórios e entre outros itens que devem ser verificados. Alguns são desmontados para exames detalhados e substituição das partes na qual será insatisfatória.
Inspeção dos Pneus: Fazem parte da inspeção pré-vôo.
* Verificação como: Cortes nos pneus, desgastes locais, furos ou matérias encravados, ausência de sulcos, desgaste atingindo as LONAS, cortes extensos, bolhas, micro Fissuras.
Falhas Estruturais
Componentes estruturais como partes metálicas que está sujeita a esforço e podem ocorrer falha e fadigas. Tirando o fato de acontecer algum tipo de colisão. O fabricante determina um número de horas de vôo necessário para que uma rachadura microscópica atinja proporções críticas, estabelecendo um período entre revisões inferiores, para possibilitar a sua detecção a tempo, e este procedimento é feito por um seguinte método:
A) Liquido penetrante com alta visibilidade para localizar rachaduras;
B) “Magnaflux” que é utilizado em peças ferrosas magnetizáveis;
C) “Zyglo” Rachaduras é revelada através de um liquido penetrante e fluorescente que brilha com uma lâmpada ultravioleta.
Temos também dois tipos de método: (Raio-x / Ultra-som) usado para detectar rachaduras internas numa peça ou estruturas.
Classificação de Tubulações
Para que seja fácil identificar alguns tubos que temos no
motor, onde passa GASOLINA, ÓLEOS LUBRIFICANTES, HIDRAULICOS, OXIGÊNIOS,
EXTINTOR DE FOGO, é colocado faixas de diversas correr na qual deixo abaixo
cada uma delas:
Sistema ---------------- COR
* Gasolina ---------------------VERMELHO
* Óleo lubrificante-----------AMARELO
* Óleo hidráulico-------------AZUL-AMARELO
* Oxigênio---------------------VERDE
* Extintor de Fogo------------MARROM
* Gasolina ---------------------VERMELHO
* Óleo lubrificante-----------AMARELO
* Óleo hidráulico-------------AZUL-AMARELO
* Oxigênio---------------------VERDE
* Extintor de Fogo------------MARROM
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