Conceituação: O trem de pouso é o conjunto das partes destinadas a apoiar o avião no solo.
- Amortecer os impactos do pouso.
- Frear o Avião.
- Controlar a direção no taxiamento ou manobras no solo.
Tem aviões que operam no meio aquático, e outros no meio terrestre, aviões classificam-se em (Hidroaviões ou Hidroplanos), Aviões terrestres e aviões anfíbios.
Trem de pouso pode ser:
· Trem de Pouso Fixo: ex. de aeronave Paulistinha, Aero Boeiro
· Trem de Pouso Retrátil: “trem recolhido” ex: 737...
· Trem de Pouso Escamoteável: Trem recolhido e fechado no compartimento.
O trem é recolhido através de um mecanismo hidráulico ou elétrico, ou então sistema manual de emergência. O piloto aciona uma chave ou alavanca para baixar o trem, acendera uma luz no painel para cada “perna” do trem de pouso, avisando que elas estão baixadas e TRAVADAS.
Quanto á as rodas o trem de pouso pode ser Convencional ou Triciclo.
EX: Trem de pouso convencional: Boeiro, Paulistinha etc.
Trem de pouso Triciclo: Cessna, corisco, etc.
Temos também o trem de pouso MOLA, do modelo mais simples, consiste também em uma lamina ou tubo de aço flexível que atua como molas, absorvendo o impacto do pouso. A mola não amortece o impacto, sendo ela não dissipa a energia absorvida. Ela devolve ao avião podendo devolver com o impacto para o ar novamente. Evitar isto é fazer um pouso com cuidado e suave.
Ex: Trem de pouso de Mola: Aeronave Piper. Com pneus de baixa pressão.
Em alguns aviões, estrutura do trem de pouso é rígida e articulada. Amortecido por grossos arcos de borracha. No pouso o trem de pouso abre para os lados, esticando os aros de borracha e absorvendo o impacto do choque. Os amortecedores de borracha podem ter a forma de disco ou cordas (denominadas Sandows).
Amortecedores Hidráulicos
O amortecedor hidráulico é constituído por uma haste que desliza dentro de um cilindro contendo um cilindro oleoso. Este fluido realiza o amortecimento do impacto, e uma mola externa suporta o peso da aeronave.
Amortecedores Hidropneumáicos
Neste amortecedor, que é chamado Óleo-pneumático o ar ou o gás dentro do cilindro é comprimido a uma pressão suficientemente elevada para suportar o peso da aeronave. Isso elimina a mola e melhora o funcionamento do conjunto.
O amortecimento com o fluido é resistente e praticamente evita a aeronave saltar do chão mesmo em pouso mal executados. A tesoura serve para alinhar a posição da roda enquanto a haste se recolhe, e o orifício e a agulha, (ou um tubo chamado TUBO-ORIFICIO) que restringem o movimento do fluido.
Toque: O orifício restringe a passagem do fluido, absorvendo o impacto no momento do toque.
Fim de Curso: O ar esta comprimindo ao máximo. O orifício está mais fechado, tornando o amortecedor mais “duro”.
Retorno: Provoca o retorno da haste. O orifício restringe o fluxo do fluido, suavizando o retorno da haste. Isso evita o salto do avião.
Conjunto das roda
Tem a finalidade de permitir a rolagem do avião no solo e a sua freagem. Suas partes constituintes são:
Os pneus e as rodas são semelhantes aos de automóveis.
Além dos pneus “com Câmeras” e “sem Câmeras”, temos ainda os pneus de:
· “Alta Pressão” – Para pistas pavimentadas ou duras
· “Baixa Pressão” – Para pista macias como a grama e a terra solta
Existem três tipos básicos de construção das rodas de aviões:
- “Flanges Independentes”
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- “Meias-Rodas”
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- “Cubos-e-Flanges”
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Freios
Os freios dos aviões são usados para efetuar curvas fechadas em manobras no solo. Para isso o piloto efetua a freagem diferencial, executando o pedal somente para o lado que ira curvar, juntamente com o pedal do leme.
Somente o trem de pouso principal possui freios. A roda do nariz ou da bequilha sustentam apenas certa parte do peso da aeronave, não seria necessário nessas rodas o sistema de freio. Os freios são acionados com o mesmo pedal do leme no caso apertando a ponta do pedal para baixo ele aciona o sistema de freio. Usar o leme para fazer curvas para direita e esquerda basta só afundar o pedal até o fundo para frente para o lado que quer iniciar a curva.
“temos também aviões com 4 pedais 2 para freios e 2 para o leme”
Tipos de Freio: Temos dois tipo de freio principais em aviões, freio “a tambor” e os “a Disco”
Freios a Tambor
Constituído por um tambor que gira juntamente com a roda. Ao freiar, duas sapatas ou lonas atritam-se contra o lado interno do tambor, iniciando a freagem da roda.
Funcionamento do Freio a Tambor:
Na condição “freio Livre” as sapatas ficam afastada do tambor pela ação de uma mola. Quando o freio é aplicado, o fluido hidráulico é injetado dentro do cilindro do freio, o qual comprime as sapatas de encontro a superfície interna do tambor.
Freios a Disco
Constituído por um disco que gira juntamente com a roda. Quando o freio é aplicado o fluido faz com que as pastilhas, em ambos os lados do disco, façam pressão sobre este freando a roda.
Sistema de Acionamento dos Freios
Hidráulico – Utilizado praticamente em todos os aviões. |
Pneumático – Utilizar o ar comprimido no lugar do fluido hidráulico. |
Mecânico – Aciona os freios através de hastes, cabos, alavancas, polias, etc. |
Freios de Estacionamento “PARKING BRAKE”
Em diversas aeronaves o freio de estacionamento é o próprio freio normal, os pedais ficam travados no fundo através de um dispositivo como uma alavanca puxada pelo PILOTO. Tem modelos de aeronaves que costuma ter freios de estacionamento independente, semelhantes ao freio de mão dos automóveis.
Sistema de freagem de Emergência
Constituído por:
> Sistema Duplicado – Formado por dois sistemas normais funcionam em conjunto e independente, de modo que se um falha não afeta o outro em funcionamento.
> Sistema de Emergência Independente – São sistemas separados dos sistemas principais, então em ação somente quando aquele falhar. Servem também para freios de estacionamento.
Sistema Anti-derrapante
Esse dispositivo é acionado no momento prestes a derrapar. Para evitar que a aeronave derrape, muitos aviões possuem o sistema anti-derrapante o qual libera os freios quando a roda esta prestes a parar. Aplicado novamente logo que a rotação se reinicia. Esta é uma ação rápida que na pratica equivale a frear continuamente no limite da derrapagem. Antes do pouso o piloto deve verificar se o sistema está ligado e funcionando.
Controle direcional no solo
É direcionado pelo trem do nariz ou da quilha, controlados pelos pedais do leme, através de cabos ou hastes.