quarta-feira, 27 de junho de 2012

Arrasto Parasita

O arrasto parasita de uma aeronave é todas as partes que não produz sustentação, o arrasto parasita em pequenos ângulos de ataque são constantes. O fabricante do avião determina no manual a área plana equivalente, com isto ja conseguimos fazer os calculos para saber as condições de arrasto parasita da aeronave.

OBS. Lembrando que em provas para Pilotos não temos este tipo de calculo.

Podemos dar um ex: quando uma aeronave baixa o trem de pouso ou mesmo aeronaves que ja são de fabrica baixadas como as aeronaves de aeroclub, os trêns de POUSO são uma "DP = Área Plana Equivalente"



terça-feira, 26 de junho de 2012

Tipos de Decolagem

Em uma decolagem o avião deve subir com o MAXIMO ÂNGULO de subida pelo motivo de se afastar rapidamente dos obstaculos que tem a sua frente com segurança no caso de montanhas, rochas e etc.

No tipo de MAXIMA RAZÃO a aeronave durante uma decolagem deve ter uma potência de sobra do motor devido o seguinte motivo: se precisar de uma potencia a mais, ele tem como recuperar, devemos saber que só decola com máxima razão de subida com uma aeronave LEVE e não com ela FULL WEIGHT devido motivo de evitar um ESTOL. durante uma decolagem em baixas altitudes temos a máxima razão, mas com o aumento de altitude o ar vai ficando rarefeito e com isto a máxima razão irá diminuindo gradativamente até o teto pratico ou teto de serviço onde a razão de subida é igual a 100FT/min.

OBS: Devemos saber que no TETO ABSOLUTO a razão de subida máxima é nula (R/S = NULA = ZERO) 


- VELOCIDADE DE MAXIMA RAZÃO DE SUBIDA = Velocidade que o avião ganha altura o mais rapido possível.


- VELOCIDADE DE MAXIMO ÂNGULO DE SUBIDA = Velocidade que o avião sobe com maior ângulo de subida.

Influência da Altitude em Vôo

Em altas altitudes sabemos que o ar é rarefeito, isto não influência no ângulo de descida, mas faz um planeio mais rápido, neste caso a VA e a R/D aumenta. Tendo a (VI) inalterada pelo motivo da menor densidade que ajuda o aumento da velocidade verdadeira, sua pressão dinâmica no tubo de PITOT inalterada.

O piloto em comando pode manter a VI e ter uma precisão de alcance do planeio quando efetuar uma descida planada em um pouso de emergência ou normal ou mesmo em uma região de altas altitudes.

domingo, 24 de junho de 2012

FATORES DE CARGAS NAS CURVAS

- Durante o processo de uma curva a sustentação da asa é maior do que o peso da aeronave, por hipotese o fator carga na curva é maior que 1 ... +1G

- Devemos saber que quanto maior for a curva da aeronave, maior será o fator carga, em uma curva de 60° temos o fator carga maior que +2G.


FATOR CARGA NAS MANOBRAS

- As aeronaves de acrobacia é constituida para maiores fatores de cargas.

* MAX FATOR CARGA EM UMA CABRADA ( POSITIVO) = +6G
* MAX FATOR CARGA EM UMA PICADA (NEGATIVO) = -3G

OBS: DEVEMOS SABER QUE O FATOR CARGA VERTICAL É PREJUDICIAL PARA UMA AERONAVE, POIS PODEM ABALAR A ESTRUTURA DO AVIÃO.

FATOR CARGA É MEDIDO POR UM INSTRUMENTO CHAMADO (((ACELEROMETRO))) LEMBRANDO QUE O FATOR CARGA É A RAZÃO DA SUSTENTAÇÃO DIVIDIDO PELO PESO DO AVIÃO.

Conceito Básico de torção de Hélices

Sabemos que temos diversos tipos de hélices, conceito basico:



HÉLICES com PEQUENA TORÇÃO: são boas para DECOLAGENS e SUBIDAS, mas pouco rendimento em vôo de cruzeiro e alta velocidade.

HÉLICES com MAIOR TORÇÃO: são boas para VÔOS DE CRUZEIRO, mas terá muita dificuldade para fazer o avião Decolar e SUBIR

Principios basicos de "Ângulos"


Olá, bom segue aqui um simples esquema que montei para ajudar a todos através do livro de teoria de voo do "Homa"

Como fazer para decorar de uma forma mais fácil e não se confundir??? então vamos la:

- Primeiramente você faz a linha do horizonte após você marca a linha do eixo longitudinal do avião = Bom ai ja sabemos que temos o ÂNGULO DE ATITUDE.

Através da linha longitudinal temos logo acima a linha da corda da asa = Ja descobrimos que entre a linha Longitudinal e a linha da corda temos o ÂNGULO DE INCIDÊNCIA.

Já como temos ÂNGULO DE ATITUDE, ANGULO DE INCIDÊNCIA, só nos resta o ÂNGULO DE ATAQUE, que fica entre a linha da corta e o VENTO RELATIVO.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Componentes BASICOS de uma Aeronave


Altitude em vôo Horizontal

As aeronaves em altitudes elevadas tem a densidade menor, resultaria um menor arrasto na aeronave.

temos então:

> Uma aeronave em altitude elevada temos: 

- Menor Sustentação
- Ar menos Denso e Rarefeito
- MAIOR POTENCIA NECESSÁRIA para poder compensar o peso da aeronave e ter mais sustentação em relação a altitude.

> Uma aeronave em baixa altitude A nivel do MAR temos:

- Ar mais Denso
- Maior Sustentação
- Menor Velocidade 
.

Grupo Aerofólios e Superfícies Aerodinâmicas

Aerofólios são os compomentes que produzem forças úteis ao voo e temos 3 componentes dentro deste grupo Aerofólios que são:

- Hélice

- Asa

- Estabilizador 


O grupo de superfícies aerodinâmicas são componentes que produzem pequena resistência ao avanço, lembrando que eles não produzem forças uteis para o vôo, que são:

- Carenagem da roda

- Spinner 



Estes dois grupos enquadra dentro da parte de Geometria da aeronave lembrando também que devemos saber os elementos de uma asa pois temos 6 itens importantes, como a Envergadura, Corda, Raiz da asa, ponta da asa, Bordo de Fuga, Bordo de ataque. Lembrando que jamais devemos esquecer da área da asa que é representada pela letra (S). obs: a envergadura é representada pela letra (b) e a corda é representada pela letra (C)


                                              S = b . C  ---> Formula
 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pressão estatica e Dinamica

- Dinamica = Velocimetro da aeronave = a pessão dinamica depende do impacto do vento para ter a indicação no instrumento.


A (VI) Velocidade Indicada é a velocidade lida no velocimentro apenas é correta para uma aeronave voando ao nível do mar, dentro da atmosfera padrão.
A (VA) Velocidade Aerodinamica sera a velocidade do avião com relação ao ar, podemos considerar que era é também a (V V) Velocidade Verdadeira devemos saber que a velocidade aerodinamica não é a velocidade da aeronave, para ter a velocidade da aeronave devemos corrigir o vento da atmosfera, com isto temos a Vs que é a Velocidade em relação do Solo. O Velocimetro recebe Pressão Estatica e a pressão Dinamica.



- Estatica =  Altimetro da aeronave ==> a pressão estatica não depende do impacto do vento.

Altitude Pressão é a altitude que nós lemos no nosso altimetro é a altitude em relação a pressão da atmosfera padrão. 1013.25 hPa. 
A altitude Verdadeira é a altitude em que o avião realmente voa que é medida em relação ao nivel do mar.
Temos também a altitude densidade que é a altitude na densidade do ar da atmosfera padrão.

LEI DOS GASES

T = TEMPERATURA
P = PRESSÃO
D = DENSIDADE
       
         ^    ^   ^
-----> P = D  T    = PRESSÃO SOBE / DENSIDADE SOBE / TEMPERATURA SOBE - Constante


----->T = D   P   = TEMPERATURA  SOBE / DENSIDADE ABAIXA / PRESSÃO SOBE - Inversamente
         ^   V   ^

domingo, 17 de junho de 2012

Trago para vocês os tipos de Pouso de três pontos e o pouso de pista

Sabemos então que os pousos de três pontos só serão utilizados com aeronaves do tipo CONVENCIONAL.

 POUSO  3 PONTOS 
1° - Aproximação com motor em marcha lenta;
2° - Arredondamento;
3° - O avião voa bem próximo do solo;
4° - Velocidade irá diminuindo e o nosso ângulo de ataque irá aumentando;
5° - O avião entra no ângulo Critico;
6° - Temos o avião totalmente estolado e com este resultado toca o solo;


POUSO DE PISTA

1° - Aproximação com o motor em baixa rotação;
2° - Arredondamento;
3° - O avião voa bem próximo do solo;
4° - O Piloto em comando abaixa o avião e faz as rodas do trem de pouso principal tocar o solo;
5° - Corte dos motores e deixa que a cauda da aeronave baixe sozinha.

Conceito Basico de condições para uma Decolagem X Pouso

Devemos saber que as condições que nos ajuda em uma DECOLAGEM são:

- AR SECO e FRIO
- BAIXA TEMPERATURA
- BAIXA ALTITUDE
- VENTO DE PROA
- PISTA EM DECLIVE 

Agora para um POUSO:

- AR SECO e FRIO
- BAIXA TEMPERATURA
- BAIXA ALTITUDE
- VENTO DE PROA
- PISTA EM ACLIVE


OBS: Devem saber que durante um pouso com aeronaves CONVENCIONAIS jamais precionar o pedal do freio durante o toque na pista com o trem de pouso principal, pois sabemos que ocorrerá uma pilonagem, utuilizar os freios somente após a cauda ter baixado e com a roda da bequilha em contato com a pista. (Lembrando que isto pode ocorrer com pousos de PISTA... Detalhe que com este tipo de pouso devemos tomar cuidado para evitar  o famoso cavalo de pau devido o motivo do centro de Gravidade (CG) ser localizado atrás do trem Principal.




                                             (FLY SAFE) Para todos nós sempre!!!                                     



Influência do PESO nas Aeronaves para o POUSO

O peso em uma aeronave não influência na distância e no ângulo de planeio, devemos saber que aumenta a velocidade e a razão de descida. 

Então:

* Avião mais leve: Menor Velocidade;
* Avião mais Pesado: Maior Velocidade;

Ambas as aeronaves podem ter o mesmo ângulo de planeio. com velocidades Diferentes em relação ao PESO.
 

Velocidade de Melhor Planeio

Então vamos lá:

Velocidade de melhor planeio é chamada de velocidade de menor ângulo de descida, faz com que o avião plane a maior distância possível, é utilizado em caso de panes de motor, tendo um valor igual da velocidade de máximo alcance do vôo nivelado. Tendo um ângulo de ataque máximo.

Um planeio realizado com um ângulo de ataque maior sua velocidade e a distância planada diminue, tendo o tempo e o ângulo de palneio aumentado. Temos sua velocidade chamada de velocidade de menor razão de descida.

Planeios com ângulos de ataque menores ou mesmo com velocidades elevadas do que o de melhor planeio em descidas mais rápidas e alcance menor.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Outra Dica Basica de Estaticamente e Dinamicamente

Um avião tem que ser Dinamicamente estável, tem que ser Estaticamente estável também.

Então temos:

- Dinamicamente o CG é a frente do CP

- Estaticamente CG a frente do Ponto NEUTRO