terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hélice - Aeronaves e Motores

Hélice

A hélice transforma potência efetiva em potência Útil

* As hélices tem perfil aerodinâmico como as asas do avião.

Estação de referencia da pá é o ângulo de torção que diminui da raiz para a ponta recebe o nome de ÂNGULO DA PÁ.

Hélice de madeira / Plástico / Fibra: Avião com menor potência.

- Lamina metálica de proteção do bordo de ataque é para proteger contra batida de pedras;

- Furos servem para drenar a água acumulada entre a lâmina e a pá;

- Lamina envernizada serve para manter a resistência ao avanço e proteger contra a umidade;

Tipos de Hélice

- Passo Fixo > Não ajusta

- Passo Ajustável > Somente ajustado em solo

- Passo Variável > Manual
                          > Automático > Aeromática
                                               > Hidromática
                                               > Elétrica

O passo ajustável é ajustado em vôo pelo piloto para a posição:
Mínima ou Máxima, este mecanismo usa pressão de óleo para reduzir o passo e um contrapeso centrifugo para aumentar.

Passo Mínimo > pressão do óleo.

Passo Máximo > Contrapeso centrifugo para aumentar.
Funciona com vez constante / Possui Governador / é automático

Governador: Controla o passo da hélice.

Hélices Hidramáticas: De passo controlável, utilizam a pressão do óleo do motor para controlar o passo da hélice.

Hélices Elétricas: Controlada por um governador elétrico o passo é controlado por um mecanismo do motor.

Passos

* Chato / * Bandeira / * Reverso
- Bandeira: A pá fica alinhada com o vento (diminui o arrasto);

- Chato: Ângulo Nulo (arrasto é Maximo) pode provocar disparo se estiver desenvolvendo potência;

- Reverso: Ângulo da pá fica negativo e inverte a tração (usado para reduzir a distância de pouso)

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