domingo, 1 de abril de 2012

PARAFUSO (TEORIA DE VOO)

O piloto reduz o motor para marcha lenta e ergue gradualmente o nariz do avião, perde velocidade e quando esta prestes a estolar, o piloto pressiona  um dos pedais fazendo o avião derrapar. Na derrapagem faz uma das asas ESTOLAR com isto o avião entra em Parafuso.


Torque do Motor

O avião ficará próximo do angulo critico e o torque do motor tende a girar o avião para o lado contrario da rotação da hélice. O avião entra em Estol com motor sem que a potência seja reduzida.



Asa com incidência Diferente


A asa com incidência maior estola primeiro que a outra, podendo dar o inicio ao parafuso.


Uso dos ailerons próximo ao Estol


Este fator do uso dos ailerons próximo ao angulo crítico da aeronave pode causar estol de asa do lado da asa que o aileron abaixa, provocando um parafuso. É mais seguro usar os pedais do que os ailerons.


Curvas


No processo de uma curva muito inclinada o piloto deve tomar cuidado para evitar um ESTOL, pois o estol executado o avião esta com alto valor de peso e baixa sustentação, com este fator fará o avião entrar em parafuso girando no sentido inverso da curva.


Recuperação do parafuso


O piloto em comando deve reduzir a rotação e pressionar o pedal para o lado contrario da rotação com isto deverá sair do mergulho puxando progressivamente o manche para evitar o estol de velocidade


Parafuso CHATO


O avião de cauda pesada ergue o nariz tornando o parafuso CHATO. Se ocorrer o piloto deve se deslocar para o acento da frente para mudar o CG da aeronave, com este efeito o avião baixa o nariz voltando ao parafuso normal.


No parafuso chato o avião desce girando em torno de sim em sentido vertical escoando em 90° do eixo longitudinal. Este efeito torna o profundor e o leme de direção inoperante para a recuperação do parafuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário