É uma auto-rotação acompanhada de uma perda (estol). No parafuso, só funciona o leme de Direção (comando do eixo Vertical).
São 3 os fatores que causam o parafuso acidental:
1 - Diferença do angulo de incidência
2 - Uso pleno dos ailerons a baixa velocidade
3 - Curvas de grande inclinação
- É comum em aviões de cauda PESADA
- o PILOTO NÃO deve usar os ailerons próximo ao angulo critico, pois o aileron que abaixa pode provocar o estol nessa asa, dando inicio ao parafuso;
- Para fazer a recuperação de um parafuso, o piloto deve primeiramente interromper a rotação, pressionando a fundo o pedal do lado contrario ao da rotação, a seguir, deverá sair do mergulho, puxando progressivamente o manche, para evitar i estol de velocidade.
Parafuso pode ser comandado ou acidental
Parafuso chato é sempre acidental
Parafuso também conhecido como AUTO-ROTAÇÃO.
São 3 os fatores que causam o parafuso acidental:
1 - Diferença do angulo de incidência
2 - Uso pleno dos ailerons a baixa velocidade
3 - Curvas de grande inclinação
- É comum em aviões de cauda PESADA
- o PILOTO NÃO deve usar os ailerons próximo ao angulo critico, pois o aileron que abaixa pode provocar o estol nessa asa, dando inicio ao parafuso;
- Para fazer a recuperação de um parafuso, o piloto deve primeiramente interromper a rotação, pressionando a fundo o pedal do lado contrario ao da rotação, a seguir, deverá sair do mergulho, puxando progressivamente o manche, para evitar i estol de velocidade.
Parafuso pode ser comandado ou acidental
Parafuso chato é sempre acidental
Parafuso também conhecido como AUTO-ROTAÇÃO.
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