Para fazer um avião voar, a primeira coisa é superar a  resistência do ar. Para isso, o avião precisa ser impulsionado por  hélices, foguetes ou turbinas, que executam duas ações: primeiro, sugam o  ar para dentro com uma grande hélice, como um grande exaustor.
Depois de puxar o  ar, as turbinas jogam esse ar pro outro lado, comprimido e acelerado  por várias hélices pequenas. O ar comprimido e acelerado gera umapressão em sentido contrário, que “lança” o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.
Vencida a resistência do ar, é hora de vencer o peso de centenas detoneladas que mantém o avião no solo. Quem faz isso são as asas, especialmente projetadas para criar um poderoso empuxo (força que empurrao avião para cima).
A asa mais usada em aviões tem a parte de cima curva e a da baixo reta. Esse tipo de asa induz  uma diferença de velocidade na passagem do ar: o ar de cima passa mais  rápido, porque percorre um caminho maior no mesmo tempo que o ar de  baixo, que passa mais devagar.
A diferença de velocidade nessa passagem de ar faz  com que a pressão na parte superior da asa seja menor que a de baixo.  Com isso, a força do peso (em direção ao solo) fica menor que a força de  empuxo (para cima). E o avião voa!
Para que o piloto possa controlar o ângulo de altura ou descida e controlar a velocidade do avião, as asas tem pás móveis chamados flaps, que alteram a direção da passagem do ar, mudando a diferença de pressão na asa e, sendo assim geram o empuxo do avião
Por fim, o avião não perde o  controle graças à asa que fica em pé na parte traseira, o estabilizador  vertical. Ele mantém o avião em linha reta. O estabilizador também tem  um flap, chamado de leme, que é movimentado sempre que o piloto quer  tornar a aeronave para a esquerda ou para a direita
 

 
 
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