Bom vamos lá vou explicar para vocês da forma alto e clara.
Temos a pressão Dinâmica e Estática certo?
Bom vamos lá, todas as partes que temos um estreitamento por ex. em um RIO, na parte que ele vem se estreitando a água nesta parte passa mais rápido por qual motivo??? - Pelo motivo de estreitamento, quanto maior for o estreitamento, maior será a velocidade do FLUIDO, e vice-versa. Bom agora vamos lá para a ASA de um avião...
No perfil da asa de um avião temos o EXTRADORSO e o INTRADORSO certo???.
Bom o Extradorso é a parte superior da asa (parte de cima da asa)
O Intradorso é a parte Interior da asa (parte de baixo)
Na parte do Extradorso temos o AR passando com maior velocidade pela sua curvatura, podemos usar a parte do extradorso da asa (parte de CIMA) como a parte do estreitamento do RIO certo onde temos o fluído passando com maior velocidade, na parte de cima a molécula de AR passa com maior VELOCIDADE E MAIOR PRESSÃO DINÂMICA. Fico a explicação da pressão DINÂMICA!
Agora na parte do Intradorso temos o AR passando com menor velocidade por ser a parte do RIO usado no exemplo que não tem a parte estreita correto... por ser a parte da asa no INTRADORSO que é reta tornando a passagem do FLUIDO de moléculas de AR passando lentamente com menor VELOCIDADE E TEMOS A PRESSÃO ESTÁTICA que é a parte do rio que tem a aguá com sua velocidade normal.
Portanto quanto menor o estreitamento MAIOR A VELOCIDADE e MAIOR A PRESSÃO DINÂMICA;
Portanto quando não tiver estreitamento MENOR SERÁ A VELOCIDADE e terá a pressão PRESSÃO ESTÁTICA.
DICA: lembre sempre que a parte do EXTRADORDO da asa é a parte do estreitamento do RIO tendo então a passagem de moléculas de AR com Maior velocidade e a pressão dinâmica Aumentada. E no INTRADORSO é a parte do rio que não estreita tendo a menor velocidade e a pressão estática Diminuída.
ESTE EFEITO GERA A SUSTENTAÇÃO - tubo de ventury, as molecolas de ar passam com uma velocidade maior e percorrem um caminho maior e este efeito gera a sustentação.
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