sábado, 26 de novembro de 2011

Sustentação

Sustentação (L) = Lift, é a componente da resultante aerodinamica perpendicular à direção do vento relativo, ela sustenta o peso do avião.

A força produzida pela asa é a RESULTANTE AERODINÂMICA. A sustentação e o arrasto são as duas componentes da mesma, que são criadas simplesmente para facilitar o estudo.             Fluxo em torno de um aerofólio .

O coeficiente sustentação é um número determinado experimentalmente, que depente do ângulo de ataque e do formato do aerofólio, ele tanto maior quanto maiores forem:

- O angulo de ataque
- A espessura do aerofólio
- A curvatura do aerofólio

Coeficiente de sustentação (CL) é a relação entre a pressão de sustentação e a pressão dinâmica, sendo função do formato do aerofólio da asa e do ângulo de ataque, que é o ângulo em que o aerofólio encontra-se em relação ao fluxo de ar; cada ângulo de ataque produz um coeficiente particular de sustentação, uma vez que o ângulo de ataque é o fator controlador da distribuição de pressão em um aerofólio. De uma forma simplificada, é a capacidade que tem um determinado perfil de gerar sustentação.
 
O coeficiente de sustentação de um aerofólio é o número adimensinal que relaciona a capacidade de gerar sustentação com a velocidade e densidade do fluido (no caso de aeronaves, o ar), a área da asa e ângulo de ataque.Como o restante dos coeficientes aerodinâmicos, é adimensinal. Este coeficiente se obtém experimentalmente de acordo com:

A sustentação não é sempre vertical e o arrasto nem é horizontal. No esquema assima temos um perfil assimetrico quando nao é dividido igual a linha da corda passa sobre o meio do aerofólio sendo menor em baixo e maior em cima.

Simétrico = A corda divide em 2 partes iguais / Assimétrico =  A corda divide as 2 partes Diferentes

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